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1521 | PROGRAMA DE TUTORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | Autores: Allana dos Reis Corrêa () ; Kleyde Ventura de Souza (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Márcia dos Santos Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Flávia Sampaio Latini Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais) |
Resumo: PROGRAMA DE TUTORIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INTRODUÇÃO: O Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi elaborado de modo a assegurar a integração teoria e prática e a aproximação entre os saberes específicos, pedagógicos e profissionais, em uma perspectiva ampla de aprendizagem contínua. Nesse contexto, criou-se o Programa de Tutoria, definido na modalidade mentoring. OBJETIVO: Relatar a criação do Programa de Tutoria do curso de Graduação em Enfermagem da UFMG. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: O Programa de Tutoria foi elaborado, fundamentado em: Projeto Pedagógico do Curso, discussões de professores em assembléias e reuniões da Comissão Permanente de Tutoria (CPT). RESULTADOS: A síntese das discussões e propostas foi organizada em um guia, cujas diretrizes são: - Tutores serão professores do Curso de Graduação em Enfermagem, com adesão voluntária. - A adesão dos estudantes será opcional e sua participação poderá ser convertida em créditos. - A CPT e os tutores organizarão encontros semestrais para estimular a participação do estudante e definirão um tema pertinente à formação/profissão para ser o fio condutor do grupo. - Será responsabilidade do tutor e seu grupo definirem o plano de tutoria, fundamentado na autonomia e responsabilidade dos estudantes, considerando a importância de apoiá-los na organização de sua formação; em encontros individuais ou em grupo. - O processo de avaliação incluirá as expectativas dos estudantes, satisfação, auto-realização e preparação para o exercício profissional. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O Programa de Tutoria constitui-se rede de acolhimento, com finalidade de integrar o estudante ao meio acadêmico, fortalecer seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, acadêmico e profissional, ético e político, sua autonomia ao longo do percurso de formação, qualificando o processo de ensino-aprendizagem. Constitui-se proposta a ser divulgada, principalmente, entre professores, que serão responsáveis por desenvolvê-la.
Descritores: Currículo, Inovação, Mentores.
Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem
Allana dos Reis Corrêa , Kleyde Ventura de Souza2,Márcia dos Santos Pereira3,Flávia Sampaio Latini Gomes1.
Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: allanareiscorrea@gmail.com
2 Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
3 Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. |