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1519 | PROCESSO DE ENFERMAGEM: SABERES CIENTÍFICOS E APLICABILIDADE DURANTE A PRÁTICA SUPERVISIONADA DE UMA ACADÊMICA | Autores: Silmara Medeiros de Menezes () ; Aderlaine da Silva Sabino (CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS) ; Ana Paula Carneiro Tavares (CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS) ; Wagner Ferreira Monteiro (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Bianca Jardim Vilhena (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; George Lucas Augusto Trindade da Silva (CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS) |
Resumo: O processo de Enfermagem (PE) é uma ferramenta metodológica que permite identificar, compreender, descrever as necessidades de cada indivíduo, família e coletividade em face aos problemas de saúde, reais ou potenciais1. A organização do PE compreende cinco passos interligados e dinâmicos: investigação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução2. Relato de experiência vivenciada por uma acadêmica de enfermagem sobre a aplicabilidade da Sistematização da Assistência de enfermagem (SAE). Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado em um instrumento que contempla a execução das etapas do PE durante o estágio em um Pronto Socorro de referência da cidade de Manaus/Amazonas, no primeiro semestre de 216, no Módulo de Prática Supervisionada em Semiologia do Centro Universitário Luterano de Manaus. Durante o cuidado ao paciente evidenciou-se a necessidade do conhecimento anatomofisiológico da doença, implicando no desenvolvimento do pensamento crítico. Portanto, a SAE configura-se como ferramenta imprescindível e legalizada na resolução do COFEN N°. 358/293 para a prática do cuidado, necessitando-se saberes científicos, habilidades e atitudes para assumir efetivamente o paciente com comprometimento e responsabilidade, desenvolvendo o raciocínio clínico, pensamento crítico e tomar decisões que proporcionem uma assistência integral. |