Pôster
1515 | Construção e validação da Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE) | Autores: Marina Nolli Bittencourt () ; Divane de Vargas (Universidade de São Paulo) ; José Luis da Cunha Pena (Universidade Federal do Amapá) ; Emanuel de Jesus Vaz Bittencourt (Universidade Federal do Amapá) ; Tallitha Barbosa da Luz (Universidade Federal do Amapá) |
Resumo: Introdução: O aparecimento dos transtornos mentais em crianças pode interferir no seu desenvolvimento psicológico e afetar seus relacionamentos interpessoais e seu desempenho escolar. Por isso, identificar precocemente crianças com risco de desenvolver quadros de transtorno metal, permitirá uma intervenção precoce, minimizando o sofrimento da criança e de sua família. Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir e validar a Escala de Identificação de Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE). Método: Trata-se de uma escala do tipo Likert com 23 afirmativas relacionadas ao humor, padrões alimentares, uso/abuso de substâncias psicoativas, ansiedade, condutas sociais, e atenção/atividade motora da criança. A avaliação da validade de construto foi testada por meio do Modelo Rasch. Resultados: O Modelo Rasch apresentou a EISPE como uma escala unidimensional, com itens que se ajustaram bem ao modelo, com exceção de quatro itens que apresentaram valores de correlação item-total abaixo de ,2, e outros dois itens que apresentaram funcionamento diferencial conforme o sexo das crianças; a confiabilidade dos itens foi de ,97, e o alpha de Cronbach apresentou um valor de ,67.Conclusão: A versão preliminar da Escala de Identificação dos Sintomas Psicopatológicos em Escolares (EISPE) apresentou qualidades psicométricas satisfatórias, o que sugere que a mesma é confiável para identificar sintomas psicopatológicos relacionados a ansiedade, humor, condutas sociais, atenção/atividade motora, padrões alimentares, e uso/abuso de substâncias psicoativas em crianças com idades entre 6 e 12 anos. Contribuições / implicações para a Enfermagem: A EISPE será capaz de auxiliar os enfermeiros a realizar o levantamento de características que podem ser importantes de serem trabalhadas em intervenções e cuidados futuros, tanto a criança e ao seu grupo, quanto à família. Referências: Assumpção FB, Kuczynski E. Tratado de Psiquiatria da infância e adolescência. 2 ed. São Paulo: Editora Atheneu; 212. |