Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1511

Pôster


1511

ORGANIZANDO UMA SEMANA ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Roberta Corrêa Nunes () ; Jouhanna do Carmo Menegaz (Universidade Federal do Pará)

Resumo:
Introdução: A formação profissional em saúde não deve só estimular competências técnicas, mas também competências atitudinais e gerenciais, e realizar atividades extracurriculares, como organização de eventos, contribui para este processo. Objetivo: Relatar a experiência de organizar um evento envolvendo estudantes e profissionais de Enfermagem na Faculdade de Santa Catarina no segundo semestre de 215. Metodologia: O evento foi realizado junto a uma atividade curricular com cronograma previamente instituído e orientado por duas professoras. Possuía relação com estudos de caso e palestras abordando temas que norteiam a Enfermagem no âmbito da assistência e gerenciamento. Para efetivá-lo, além dos estudantes da terceira e quarta fase, tivemos a participação de Enfermeiros convidados. Resultados: A realização do evento promoveu uma maior integração entre os estudantes das diferentes fases do curso de Enfermagem e obteve reconhecimento dos participantes. Além disso, notou-se uma vontade da instituição em levar esta ideia para os próximos semestres buscando estimular os estudantes a desenvolverem competências atitudinais e gerenciais ainda na academia. Enquanto organizadora, o evento proporcionou-me a prática de tais competências e, simultaneamente, foi uma tarefa desafiadora, pois quando se assume tal responsabilidade percebe-se que assumir liderança e trabalhar em equipe, o que tanto enfatizamos e temos como um fator indispensável para prestarmos um serviço de qualidade no âmbito da saúde, são competências que exigem um olhar diferenciado para um todo. Conclusões e implicações: Estar à frente de uma atividade extracurricular, mais do que ser participante, permite ao estudante desenvolver muitas das competências que são discutidas durante a academia, tais como o trabalho em equipe, liderança, comunicação e compromisso. Com base nisso, assumir tal desafio agrega um conjunto de saberes que contribui imensamente para o amadurecimento acadêmico e que certamente terá relevância na vida profissional.