Pôster
1510 | A ABORDAGEM DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE O ENFRENTAMENTO DA MORTE E DO MORRER, NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES | Autores: Ezequiel Teixeira Andreotti () ; Jaqueline Ramires Ipuchima (Hospital de clínicas de Porto Alegre) ; Norberto da Cunha Garin (Centro Universitário Metodista IPA) ; Edgar Zaninitimm (Centro Universitário Metodista IPA) |
Resumo: Introdução: A morte é um assunto que deve ser abordado e ampliado em uma Instituição de Ensino Superior voltada para formação de profissionais da saúde, para a compreensão das percepções dos docentes sobre a abordagem dos temas morte e morrer a partir do projeto pedagógico de curso. Objetivo: conhecer a abordagem do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre o enfrentamento da morte e do morrer, na percepção dos docentes e propor orientações para aperfeiçoar os Projetos Pedagógicos de Curso. Metodologia: pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório. Participaram da pesquisa cinco (5) docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de POA/RS. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise temática, e distribuídos em três (3) categorias: abordagens do processo da morte e do morrer, enfrentamento do processo da morte e do morrer no projeto pedagógico do curso de enfermagem, aperfeiçoamento do projeto pedagógico do curso de Enfermagem. Considerações finais: Pode-se concluir que o Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem cita o processo da morte e do morrer de uma forma implícita em sua estrutura, suscitando nos docentes a premência de inclusão da temática de maneira explícita nas disciplinas curriculares, a fim de guiá-los na elaboração de práticas pedagógicas que abasteçam as necessidades de alunos e professores durante o ensino/aprendizagem |