Pôster
1508 | CONVERSANDO SOBRE BULLYING E GRAVIDEZ COM ADOLESCENTES: relato de experiência | Autores: Marco Antônio Mesquita da Silva Júnior () ; Jéssica Fernanda Galdino Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Larissa de Lima Pinho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Raine Marques da Costa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Roberta Hellen Trindade de Carvalho (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Geyse Aline Rodrigues Dias (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) |
Resumo: Introdução: A adolescência é uma fase complexa da vida, é o momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nesse período, portanto, pode significar o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos1. Outro problema percebido nessa fase é o Bullying, sendo este considerado como problema crônico nas escolas e com consequências sérias2. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de graduação em Enfermagem durante atividades educativas sobre Bullying e Gravidez na adolescência. Descrição da experiência: A atividade educativa foi dividida em dois momentos. O primeiro momento foi de apresentação e acolhimento desenvolvido a partir das seguintes dinâmicas: para se conhecerem, foram usados balões e papéis, suas características foram escritas no papel e colocadas no balão, em seguida os participantes tinham que descobrir de quem seriam as características; e a dinâmica “salada de frutas” para a escolha dos temas a serem desenvolvidos no encontro seguinte. O segundo momento foi marcado pela apresentação de vídeos sobre os temas selecionados no primeiro momento, “Bullying e Gravidez na adolescência”, e a aplicação de um “Game” com questões relacionadas às temáticas. Seguiu-se com uma roda de conversa para considerações sobre os temas e esclarecimento de dúvidas. Resultados: Percebeu-se que a maioria dos adolescentes compreendiam o tema bullying e os efeitos à saúde física e emocional das pessoas envolvidas. E quanto à gravidez na adolescência, percebeu-se que os jovens acreditam não ser o melhor momento para uma gravidez, porém demonstraram pouco conhecimento a respeito da prevenção. Conclusão: A experiência contribuiu à formação dos futuros enfermeiros auxiliando na compreensão da importância do desenvolvimento de ações educativas participativas para adolescentes, pois sabemos que o conhecimento, uma vez construído e compartilhado, tem grandes chances de ser disseminado e eficaz. Contribuições para a enfermagem: contribui para a formação de enfermeiros habilitados ao desenvolvimento de educação de saúde em uma perspectiva critico reflexiva.
Descritores: Educação em saúde; Bullying; Gravidez na Adolescência.
Referências:
1 PACIEVITCH, Thais. Bullying na escola. Disponivel em:<< http://www.infoescola.com/sociologia/bullying-na-escola>> Acesso em 28 de fevereiro de 216; Agência Senado.
2 MORAES, Rosalina Rocha Araújo. Gravidez na adolescência. Disponível em: Acesso em 28 de fevereiro de 216. |