Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1506

Pôster


1506

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA SOCIAL INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Luciane Vercillo () ; José Augusto da Silva Junior (FSJ) ; Carlos Thieres Reis dos Santos (FSJ) ; Gabriel Rosa (FSJ) ; Gabriel Mendonça Luz (FSJ)

Resumo:
Introdução: O enfermeiro assume um papel cada vez mais ativo e decisivo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões1. Atividades interdisciplinares na área da saúde possibilitam que comunidades possam se tornar protagonistas do seu processo de viver saudável. Sendo assim, o enfermeiro deve praticar o ensinamento de Paulo Freire: “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”2. Intervenções de saúde em comunidades, por meio de ações interdisciplinares, são capazes de motivar os moradores a refletir sobre a qualidade de vida que desejam. Com isso, entende-se que a educação em saúde gera possibilidades para que o indivíduo gerencie as informações, se conscientize e tome providências tendo em vista sua qualidade de vida3. Medidas simples como atividades educativas voltadas para higiene, autoexame de mama, verificação de pressão arterial e da glicemia capilar são de grande importância na promoção da saúde e de transformação social. Objetivo: O objetivo do estudo é relatar a experiência das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de enfermagem em uma ação social interdisciplinar realizada em uma comunidade. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência de uma ação social interdisciplinar realizado em setembro de 215 na Praça de Realengo, município do Rio de Janeiro/RJ. Resultados: De acordo com os acadêmicos de enfermagem, a ação não foi benéfica somente para a comunidade, mas também acrescentou na vivência acadêmica estimulando a interdisciplinaridade aliando a teoria à prática, já que todos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com as famílias, podendo assim conhecer novas realidades que desconheciam, ultrapassando os portões da faculdade. Conclusão: O significado da ação interdisciplinar para acadêmicos do curso de enfermagem evidenciou que o enfermeiro tem um papel importante na articulação e integração dos diversos saberes. Nessa direção, a atividade teórico-prática demonstrou que é possível aproximar a faculdade da comunidade. Contribuições: Ampliar o conhecimento referente à importância de ações sociais interdisciplinares na formação dos futuros enfermeiros. Descritores: Educação em Saúde, Interdisciplinaridade, Enfermagem. Referências: 1. Backes DS. Vislumbrando o cuidado de enfermagem como prática social empreendedora [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina, 28. 2. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra; 24.