Pôster
1493 | A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DAS FACULDADES SÃO JOSÉ: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Luciane Vercillo () ; Dílson da Silva Lopes (FACULDADES SÃO JOSÉ) ; Bruno Maurício (FSJ) |
Resumo: Introdução: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os estudantes de graduação devem desenvolver no mínimo 2 horas de atividades complementares para todo o curso, sendo consideradas: disciplinas extracurriculares, projetos de pesquisa, programas de extensão, cursos de atualização científica, monitoria acadêmica, eventos diversos, cursos de idiomas, cursos na área de informática, estágios extracurriculares, participação em programas de voluntariado, dentre outras atividades (1). Sendo assim, na formação do enfermeiro, é indispensável à inserção dos acadêmicos em atividades que proporcionem a aproximação da teoria com a prática e, dentre estas, encontra-se a participação em programas de monitoria. A monitoria proporciona o primeiro contato do estudante com a docência. É uma atividade acadêmica importante, o seu exercício propicia a oportunidade do discente desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos-monitorados (2,3). Objetivos: Dessa forma, o objetivo do estudo é relatar a experiência dos estudantes de enfermagem na monitoria acadêmica e demonstrar a importância da monitoria, enquanto instrumento de aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente monitor. Descrição Metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente dos acadêmicos do curso de enfermagem das Faculdades São José município do Rio de Janeiro/RJ. A experiência no programa de monitoria ocorreu entre os anos de 215 e 216. Resultados: Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional e pessoal, além de favorecer uma visão real da vivência e das atividades docentes. Conclusão: A atividade de monitoria acadêmica contribuiu na construção do conhecimento compartilhado devido à relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor. O conhecimento adquirido proporciona o crescimento intelectual e social e potencializa o senso crítico dos monitores. A monitoria estimulou positivamente o relacionamento interpessoal estabelecido entre monitor, estudantes monitorados e docentes, culminando em um maior aprendizado para todos. A vivência das atividades docentes contribui para seguir ou não a carreira de professor. Contribuições: Ampliar o conhecimento referente à importância da monitoria na formação profissional e pessoal dos futuros enfermeiros.
Descritores: Educação Superior; Currículo; Enfermagem.
Referências Bibliográficas:
1. Brasil. Ministério de Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n. 3 de 7 de novembro de 21: aprova as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Brasília: Ministério de Educação; 21. |