Pôster
1491 | Educação permanente em saúde: ensinar e aprender com o Agente Comunitário de Saúde | Autores: Valéria Silvana Faganello Madureira () |
Resumo: Educação permanente em saúde é ensino-aprendizagem com foco no trabalho, ancorada nas dúvidas que emergem da prática profissional e que demandam mudanças. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) vivencia situações que remetem à necessidade de educação permanente. Nesse contexto desenvolveu-se, na 5ª fase do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul, atividade educativa com 24 ACS do município de Chapecó. Objetivo: relatar experiência acadêmica com educação permanente em saúde com ACS inserida na formação do enfermeiro. As temáticas abordadas, definidas com a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, incluíram HIV-aids; tuberculose; hepatites; cuidar de si e do outro; hanseníase e violência. Inicialmente, cada grupo de estudantes estudou a temática, planejou a atividade e a desenvolveu em sala de aula. Colegas e docentes indicaram necessidades de melhoramentos. Após, cada grupo qualificou o planejamento da atividade e a desenvolveu com grupos de no máximo 2 ACS. As atividades foram desenvolvidas em quatro dias distribuídos em dois meses. Na atividade, cada grupo de estudantes desenvolvia sua temática envolvendo ativamente os ACS, fomentando o diálogo e possibilitando o compartilhamento de experiências e vivências. O saber científico em saúde dialogou com outras formas de saber-conhecer-fazer em saúde. A metodologia utilizada envolveu a todos e, para as ACS, foi diferenciada, atrativa e motivadora, possibilitando-lhes aprender de uma forma agradável e dinâmica. Para os estudantes, a atividade possibilitou aproximações entre teoria e prática cujo resultado foi o aprendizado; foi singular por ser sua primeira experiência de educação permanente, o que exigiu superação de obstáculos como a timidez e desafiadora, pois demandou valorizar o saber-fazer de todos para produzir novos saberes. Contribuições para a enfermagem: Possibilitou desenvolver habilidades como trabalho em equipe e valorização do saber, das ideias e da experiência do outro. |