Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1486

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1486

A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Autores:
Juliana de Oliveira Musse Silva () ; Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa (Universidade Tiradentes) ; Marieta Cardoso Gonçalves (Universidade Tiradentes) ; Rebecca Maria Oliveira de Gois (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: O ensino tradicional é centrado no professor, através da transmissão de conteúdos pré-definidos, enquanto que o ensino por competência, traz uma perspectiva inovadora, o aluno passa a ser ator durante seu processo educativo. Objetivo: Buscou demonstrar uma experiência docente na condução de uma atividade pedagógica com metodologia participativa, um júri simulado, com acadêmicos do curso de enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, o desenvolvimento e aplicação de um júri adaptado. O mesmo foi realizado com os discentes do quarto período do curso de enfermagem de uma universidade privada na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe, durante as aulas de uma disciplina de saúde coletiva. Primeiramente os alunos foram alocados em 6 grupos com oito componentes e em seguida foram sorteados os “réus”: o SUS, a Judicialização da Saúde e a Saúde Suplementar. Resultados: No total aconteceram 6 “audiências”, com o tempo definido de dez minutos para cada apresentação. O Júri foi composto por: juiz (professor), que dirigiu e coordenou as intervenções audiência; os jurados, que avaliaram o desempenho das apresentações (nota de a 1), os advogados de defesa, defenderam o “réu” e os promotores (acusação). Cada equipe deveria apresentar na audiência 5 evidências científicas que sustentasse seus argumentos, destas, três deveriam ter como fontes artigos científicos. Conclusão: O Júri Adaptado fomentou a discussão sobre os temas, incentivando os participantes a adotar um posicionamento crítico, bem como exercitar a expressão e o raciocínio. Contribuições para Enfermagem: Aplicação do júri é um método inovador que incentiva o estudante a adentrar o centro da discussão referentes ao SUS, contribuindo para uma formação mais social e política. Descritores: Educação, Enfermagem, Ensino Superior. Referências Marin, M. J. S., Lima, E. F. G., Paviotti, A. B., Matsuyama, D. T., Silva, L. K. D. D., Gonzalez, C., ... & Ilias, M. (21). Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev bras educ med, 34(1), 13-2. Sobral, F. R., & Campos, C. J. G. (212). Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP. Marin, M. J. S., Lima, E. F. G., Paviotti, A. B., Matsuyama, D. T., Silva, L. K. D. D., Gonzalez, C., ... & Ilias, M. (21). Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev bras educ med, 34(1), 13-2.