Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1479

Pôster


1479

PROJETO LUA DE LUZ: EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM MULHERES

Autores:
Izaura Caroline Freitas Sousa () ; Fabiane Santos Barros (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Karinne Rocha Gomes (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Christine Ranier Gusman (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde requer do enfermeiro proximidade com esta prática, análise crítica da atuação e reflexão de seu papel como educador, uma vez que participa da promoção da saúde do indivíduo, família e comunidade, buscando alternativas para tomada de atitudes que garanta saúde em seu sentido mais amplo1. O Projeto Lua de Luz promove educação em saúde, sendo atividade prática da disciplina “Saúde Sexual e Ciclo Reprodutivo da Mulher” do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. OBJETIVO: Empoderar gestantes, puérperas e acompanhantes através da educação em saúde. Propondo a troca de informações, experiências referentes ao ciclo gravídico-puerperal, apresentando evidências científicas, legislação vigente, temas como gênero e paternidade, além de promover o protagonismo da mulher. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência descritivo sobre a vivência no Projeto Lua de Luz entre maio e julho de 216. O planejamento, a escolha do material e métodos didáticos ficaram sob responsabilidade dos discentes. RESULTADOS: A metodologia participativa favoreceu o envolvimento pela troca de experiências e diálogos, contribuindo para um aprendizado significativo de discentes e público alvo; permitindo expressão de sentimentos, dúvidas e angústias. Notou-se que o apoio à gestante e família é escasso durante pré-natal. CONCLUSÕES: Esse tipo de ação mostrou-se altamente promissora para a melhoria da qualidade do pré-natal, ampliando as possibilidades de interação do enfermeiro com a mulher. Consultas rápidas e individuais ainda norteiam o pré-natal e o desconhecimento sobre os direitos reprodutivos é realidade. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O projeto tem sido capaz de promover o cuidado qualificado, ampliando os horizontes profissionais dos discentes, fortalecendo a enfermagem e uma assistência focada na família. REFERÊNCIA: 1. COSSA, APP; JARDIM, DP. O enfermeiro na educação em saúde na adolescência nos últimos dez anos. Rev. Enferm UNISA 211; 12(1): 58-63.