Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1473

Pôster


1473

A Estratégia Saúde da Família e o trabalho interdisciplinar em um grupo de pacientes crônicos em Macapá - Ap: Relato de Experiência

Autores:
Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini () ; Cintia do Socorro Matos Pantoja (Fundação Universidade Federal do Amapá) ; Marlucilena Pinheiro da Silva (Fundação Universidade Federal do Amapá)

Resumo:
Introdução: O processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família é determinado, entre outras características, pelo trabalho no âmbito interdisciplinar, pela valorização dos diversos saberes e pelas práticas na perspectiva de abordagem integral e resolutiva. Objetivos: Descrever o trabalho interdisciplinar desenvolvido pela Estratégia Saúde da Família em um grupo de pacientes crônicos em Macapá-Ap. Metodologia: Estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e prática durante as reuniões entre equipe da Estratégia Saúde da Família e grupo de pacientes crônicos. Resultados: As reuniões entre a equipe e grupo iniciaram-se no mês de outubro de 215 e ocorrem até o momento uma vez ao mês. O grupo é composto por pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, doenças reumáticas e tabagistas. Nas reuniões, são desenvolvidas atividades de educação em saúde, onde são discutidos temas escolhidos pelos próprios pacientes de acordo com suas necessidades, verificação de medidas antropométricas, glicemia capilar e pressão arterial e ocasionalmente a inclusão de práticas integrativas e complementares como a massoterapia e exercícios. Ressalta-se que as orientações não são direcionadas apenas à doença em si, mas também ao autocuidado, nutrição, lazer, saúde mental, atividade física e reabilitação, contando assim com a participação do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família. Conclusões: É possível inferir que as ações direcionadas à um grupo de apoio possibilitam um olhar ampliado, promovendo a prática interdisciplinar com troca e compartilhamento de saberes entre profissional-cliente. Contribuições/Implicações: O trabalho interdisciplinar pode melhor interpretar as necessidades nos serviços de saúde intervindo sobre elas. Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 211. Política Nacional de Atenção Básica. Diário Oficial da União, Brasília (DF) 211: 24 out, Seção 1:48-55. Descritores: Doenças Crônicas; Estratégia Saúde da Família; Trabalho Interdisciplinar. Eixo Temático: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.