COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
1469 | O lugar da promoção e prevenção na formação do enfermeiro: pesquisa socioclínica | Autores: Fabiana Ribeiro Santana () ; Cinira Magali Fortuna (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) ; Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise) |
Resumo: Buscamos nesta tese de doutorado em cotutela entre a Universidade de São Paulo e a Université de Cergy-Pontoise analisar a instituição formação em enfermagem a partir do lugar que ocupa a promoção da saúde e a prevenção de doenças no Brasil e na França. Para tanto, desenvolvemos um dispositivo de pesquisa a partir de abordagem socioclínica institucional(1-3) do referencial da análise institucional(4) que pudesse fazer dialogar as similaridades, as diferenças e as contradições em um curso de graduação em Enfermagem no Brasil e em um curso na França. No Brasil, a pesquisa socioclínica foi promovida entre julho a dezembro de 214 e na França entre janeiro a julho de 215. As técnicas utilizadas na produção de dados foram: análise documental, entrevistas, observações participantes e restituições. Evidenciamos que existe nos dois países um lugar anunciado na formação do enfermeiro para a promoção e prevenção, mas constatamos uma distância entre a formação prescrita e a realizada, que é distinta nas duas realidades. A partir de tensões entre o prescrito e o real são produzidos novos saberes e fazeres de educação e de promoção da saúde. Os professores brasileiros têm desenvolvido práticas com uma abordagem transdisciplinar na pesquisa e, sobretudo, na extensão. Para alguns formadores dos IFSI da França, as práticas de promoção e de prevenção são desenvolvidas prioritariamente no espaço extra hospitalar, no entanto, priorizam os estágios no hospital. Colocar em análise essas contradições permite-nos concluir que embora sejam chamadas com o mesmo nome - enfermagem e enfermeiros - existem práticas profissionais e formações distintas nos dois países. Mesmo como produto inacabado e provisório acreditamos que esta tese de doutorado tem o potencial para trazer contribuições significativas para o campo da Enfermagem e para o campo da Educação, particularmente no que se refere a formação do enfermeiro no âmbito da saúde coletiva. |