Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1465

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1465

Avaliação do atributo integralidade da atenção primária à saúde: aplicação do PCATool à profissionais do Recanto das Emas

Autores:
Rayane dos Santos Alves () ; Bárbara Caixeta Martins Teixeira (Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS) ; Evandro Americano do Brasil Filho (Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS) ; Pedro Sadi Monteiro (UNB) ; Suderlan Sabino Leandro (UNB)

Resumo:
Introdução: A atenção primária à saúde vem contribuindo para mudança do modelo de atenção à saúde, além de colaborar com a organização do sistema. Portanto faz necessário olhar a qualidade e a eficácia da assistência prestada, considerando principalmente a integralidade. Objetivo Geral: Avaliar a presença e extensão da integralidade do Recanto das Emas – DF. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizada com 42 profissionais das equipes de Atenção primária do Recanto das Emas. A coleta de dados foi feita através da aplicação do Primary Care Assessment Tool – Brasil, versão profissional no período de fevereiro a junho de 216. Resultados: Dos 37 itens avaliados, apenas 7 itens tiveram scores negativos e se referem a procedimentos classificados como cirúrgicos, invasivos e ortopédicos e assuntos referentes a segurança no transporte e risco de queda com crianças, lugares seguros para guardar arma de fogo e prevenção de queimaduras. Conclusões, contribuições / implicações para a Enfermagem: A partir da análise dos dados, foi possível observar a presença da integralidade tanto em serviços disponíveis como em serviços prestados na regional estudada, sendo os itens de scores mais altos relacionados a saúde da mulher, imunizações e testes rápidos, e os mais baixos referentes a procedimentos cirúrgicos, invasivos e ortopédicos. Dessa forma, é possível refletir a contribuição da integralidade para um atendimento eficaz e de qualidade. Referências: Starfield B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia.FidelityTranslations. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 22; Brasil. MS. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual do instrumento de avaliação da atenção primária à saúde: