Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1463

Pôster


1463

FATORES DE RISCO PARA CÂNCER DE MAMA EM MULHERES E HOMENS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM, NA SEMANA DE ENFERMAGEM.

Autores:
Jessica Brenda Lima Bronze () ; Aline Guedes de Almeida ; Ana Clara Resque Saavedra ; Everton Benedito Barbosa Monteiro ; Lilian Clélia Machado Fagundes ; Glenda Roberta Oliveira Naiff Ferreira

Resumo:
Introdução: O câncer de mama é mais comum em mulheres, com um risco estimado de aproximadamente 56 ocorrências a cada 1 mil mulheres. Estima-se que, para cada 1 mulheres com câncer de mama, apenas um homem terá a doença. A região norte ocupa o terceiro lugar com mais casos notificados de CA de mama. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento dos participantes da semana acadêmica de enfermagem da universidade da Amazônia, a respeito dos fatores de risco para CA. Metodologia: Estudo de caráter quantitativo, realizado através de questionários com perguntas objetivas, de uma ação promovida pela universidade da Amazônia na semana acadêmica de enfermagem. Resultado: Foi identificado que 65% dos acadêmicos avaliados desconhecem os fatores de risco para câncer de mama em homens e mulheres e que 35% desconhecem que esta neoplasia ocorra em homens. Conclusão:É necessário maior conhecimento da comunidade acadêmica á respeito do câncer de mama, tendo em vista que serão futuros profissionais, que orientarão a comunidade, pois há grande incidência de casos de CA de mama no estado do Pará.Contribuição para a enfermagem: o enfermeiro para lidar com o câncer de mama ocorre na atenção primaria, secundária e no âmbito hospitalar, fornecendo informações para auxiliar no diagnóstico precoce, objetivando a promoção e prevenção de doenças. Referências:BRUNNER, L.S, SUDDARTH, D.S. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.v.1, v.2. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 211.