Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1461

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


1461

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: SERÁ POSSÍVEL?

Autores:
Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro () ; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes (UFPI) ; Maria da Conceição Silva de Brito (ETSUS)

Resumo:
Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes Maria da Conceição Silva de Brito Resumo Ao considerar que não existe somente uma forma de aprender ou de ensinar, este estudo é apresentado na perspectiva de aplicação pelos docentes do curso profissionalizante de nível técnico em enfermagem de metodologias de ensino, com a finalidade de proporcionar aos discentes, autonomia no seu processo de formação, em oposição ao modelo vertical, autoritário, adialógico e uniforme de aprender. Texto reflexivo e se constitui de um recorte das referências de literatura utilizada para descrever a tese intitulada: Formação de técnicos em enfermagem na perspectiva de métodos ativos de ensino, e dentre os objetivos foi proposto promover a mudança de postura dos docentes em relação às práticas pedagógicas tradicionais. A temática foi motivada pela crescente expansão de cursos profissionalizantes em todo o território brasileiro, que encontrou no MS, e também, no MEC o seu principal incentivador para profissionalização dos trabalhadores da saúde, dentre eles, a enfermagem, suscitando identificar como vem acontecendo esse processo docente-discente. Descritores: Metodologias ativas, enfermagem, técnico em enfermagem. 1 – Enfermeira, Especialista em Regulação do SUS, Docente da Escola Técnica do SUS, Teresina, Brasil. 2 – Enfermeira, Especialista em regulação do SUS, mestre em ciências da saúde, doutoranda em enfermagem pela UFPI, docente da Estácio-CEUT, Teresina, Piauí. elizahm@terra.com.br. 3 – Enfermeira, docente da UFPI do curso de enfermagem, Doutora em enfermagem, Teresina, Brasil.