Pôster
1459 | ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA AO IDOSO PORTADOR DE ALZHEIMER | Autores: Luana Duarte Rodrigues () |
Resumo: Introdução e objetivo: Dentre os mais de 14 tipos de demências, a doença de Alzheimer é o tipo mais comum, que assim como as demais doenças crônicas degenerativas, acometem a população idosa e podem trazer modificações na qualidade de vida e na capacidade funcional desses indivíduos. Sendo a Estratégia Saúde da Família a principal porta de entrada dos serviços de saúde e considerando a rápida mudança demográfica e epidemiológica referente ao envelhecimento no Brasil, esse estudo tem como objetivo geral descrever a atuação dos profissionais de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família ao idoso portador da Doença de Alzheimer. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa. Resultados e Conclusões: A atuação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família vai desde a promoção da saúde e da prevenção da patologia até a realização dos cuidados paliativos diante da doença em estágio avançado. É importante sempre que o profissional esteja atento a evitar maiores transtornos, realizando uma abordagem Centrada na Pessoa, e, principalmente, focando na abordagem familiar, pois a família é na maioria das vezes a maior acometida pela doença.
Descritores: Doença de Alzheimer; Saúde da Família; Saúde do Idoso.
REFERÊNCIAS
Ilha S. et al. (Re)organização das famílias de idosos com Alzheimer: percepção de docentes à luz da complexidade. Esc. Anna Nery, v.19, n.2, p. 331-337, Abr-Jun. 215.
Leite FC, AC; Coelho, M.J.. Cuidados de enfermería al anciano enfermo de alzheimer (23-28). Enferm. glob.[online], n.17, p. -, 29. ISSN 1695-6141. Disponível em: . Acesso em: 9 janeiro 216.
NANDA; Diagnóstico de enfermagem: definições e classificação, 29/211, NANDA International; tradução Regina Machado Garcez. Porto Alegre: Artmed, 29. |