Pôster
1458 | INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE QUEDAS E ÚLCERAS POR PRESSÃO BASEADO NO PROTOCOLO NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Natali Magno de Deus E Silva () ; Katiúscia Matos Costa Cruz (Universidade do Estado do Amazonas) ; Luiz Henrique Gonçalves Maciel (Universidade do Estado do Amazonas) ; Soraya da Silva Nogueira (Universidade do Estado do Amazonas) ; Fernando da Silva Mello (Universidade do Estado do Amazonas) ; Larissa Cavalcante Souza (Universidade do Estado do Amazonas) |
Resumo: Objetivando prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos nos serviços de saúde, o Ministério da Saúde estabelece em 213, a Portaria nº 529 o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), constituído por seis pilares que estão interligados e voltados para o cuidado do paciente. Este trabalho deu enfoque ao sexto pilar que propõe prevenir quedas e úlceras por pressão (UPP). Identificar as intervenções de enfermagem voltadas para a prevenção de quedas e úlceras por pressão em um hospital da rede pública de Manaus.
Relato de experiência realizado na clínica médica e cirúrgica do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto durante o estágio curricular nos módulos das disciplinas Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde do Adulto e do Idoso I e II, no período de março a abril de 215.
Observaram-se durante a pratica intervenções de enfermagem que estavam relacionadas à prevenção de quedas e de UPP. Em relação à presença de quedas, constatou-se o uso de grades elevadas nos leitos e orientações contínuas de enfermagem à respeito do risco de quedas. Fato este que corroborou para a não contabilização de quedas no período de realização do estágio. Ao avaliamos as intervenções de prevenção de UPP, verificou-se que as mesmas não eram aplicadas em sua totalidade. O que refletiu no aumento da prevalência de UPP registrado no período de estágio.
Para uma assistência de qualidade e segura, são necessários esforços por parte da equipe de enfermagem para minimizar fatores agravantes que ferem a segurança do paciente. Dessa forma é importante que a equipe de enfermagem se aproprie do conhecimento do PNSP em todos os seus pilares para prestar uma assistência de qualidade.
Referencia: Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente, Estrategias para a segurança do paciente: manual para profissionais da saúde/ Rede Brasileira de Enfermagem |