Pôster
1454 | OS DESAFIOS NO GERENCIAMENTO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE | Autores: Maria Aparecida Modestos dos Santos () ; Rodolpho Augusto da Silva Martins (Faculdade Paschoal Dantas) ; Saturnina Alves da Silva Martins (Faculdade Paschoal Dantas) ; Rita Eliana Mazaro (Universidade Nove de Julho - UNINOVE) |
Resumo: OS DESAFIOS NO GERENCIAMENTO DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE SAÚDE
SANTOS, Maria Aparecida Modesto dos Santos1
MARTINS, Rodolpho Augusto da Silva Martins2
MARTINS, Saturnina Alves da Silva Martins3
MAZARO, Rita Eliana4
Introdução: A Constituição de 1988 realizou uma incorporação das propostas políticas de décadas anteriores a ela, estabelecendo então, em seus artigos 196 a 2, um arcabouço legal para a Política de Saúde para criação do Sistema Único de Saúde, o SUS1. É inevitável que nos dias de hoje ocorra uma comparação dos serviços públicos com serviços particulares, isto deve ser bem observado por profissionais gestores do SUS, pois devem ter em mente quais são as características que diferenciam um serviço do outro. Entende-se que o gestor, na Atenção Básica, é mais que um administrador, a APS apresenta necessidades diferentes, pois além do conhecimento é imprescindível o desenvolvimento de novas habilidades que serão permeadas por variações práticas na atitude perante o trabalho. Este novo perfil de gestor deve alinhar a teoria a necessidade real da prática, sendo então compreendido como uma figura que assume uma posição de liderança dentro do sistema de saúde2. Objetivo: identificar os desafios encontrados pelos gestores dos serviços públicos de saúde, da atenção básica, abrangendo tanto questões assistências quanto administrativas. Descrição Metodológica: tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, sendo realizada no período de fevereiro a julho do ano de 216 e com artigos publicados entre o ano de 2 a 216 na base de dados Scielo e a Biblioteca em Saúde - BIREME. Resultados e Conclusões: O trabalho do gestor na UBS é de grande complexidade, exige uma visão ampla de tudo que envolve esta unidade de trabalho. Assim concluiu-se com esta pesquisa que os desafios encontrados pelos gerentes da Atenção Básica são diversos, incluindo questões que passam desde o âmbito administrativo, passando por questões política, relações interpessoais, estrutura física, e conflitos com a equipe interdisciplinar.
Descritores: 1. Gestor de Saúde. 2. Unidade Básica de Saúde. 3. Gerenciamento
1. Zioni, F.; Almeida, E. S.; Barros, F. N. Políticas Públicas e Sistemas de Saúde: a Reforma Sanitária e o SUS. In: Rocha, A. A.; Cesar, C. L..; Ribeiro, H. Saúde Pública: Bases Conceituais. São Paulo: Atheneu, 213.
2. Andre, A. M.; Ciampone, M. H. T.; Santelle, O. Tendências de gerenciamento de unidades de saúde e de pessoas. Revista de Saúde Pública, 212, v. 1, n. 47, p.158-163, jul.
1. Enfermeira Docente da Graduação de Enfermagem da Faculdade Paschoal Dantas
2. Farmacêutico Docente da Graduação de Enfermagem da Faculdade Paschoal Dantas
3. Enfermeira e Pedagoga Coordenadora da Graduação de Enfermagem da Faculdade Paschoal Dantas
4. Docente do Curso de Pós Graduação MBA em Serviços de Saúde da Universidade Nove de Julho - UNINOVE |