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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1448

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1448

AS ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA BAHIA PARA GARANTIR UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA DEFESA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS

Autores:
Terezinha Andrade Almeida ()

Resumo:
INTRODUÇÃO: O curso de Graduação de Bacharelado de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) iniciou em 212, o processo de renovação curricular, nesse sentido, implantou o currículo integrado com os demais cursos da saúde: Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, nessa perspectiva, visa garantir uma formação voltada para defesa do Sistema Único de Saúde-SUS e manter-se no campo do ensino superior. OBJETIVO: Relatar as estratégias dos docentes do curso de enfermagem para assegurar ou mudar de posições no campo do ensino e da saúde; refletir sobre a posição dos agentes envolvidos no processo de implantação do currículo integrado. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Relato de experiência, com recurso do teórico e sociólogo Pierre Bourdieu, através da sua teoria de mundo social. Nesse cenário, desenvolvemos uma matriz curricular que identifica o espaço social; os campos; os agentes, habitus: individual/coletivo e os objetos de disputas. Assim foi possível desenhar a reconfiguração dos campos (ensino, saúde), com a implantação do currículo integrado, onde os agentes se posicionam de acordo com seu capital: econômico, cultural, simbólico e social para reproduzir seus interesses. RESULTADOS: As estratégias dos docentes caminham na direção de manter-se no campo do ensino e da saúde, tendo como ideário coletivo a formação para o Sistema único de Saúde-SUS, dessa forma almeja uma matriz curricular, que lhe permite mudança de posição nos campos, conferindo maior capital cultural, econômico, social e simbólico; CONCLUSÕES: As estratégias desenvolvidas buscam a intensificação de ações individuais e coletivas com vista à formação para o SUS, que lhes conferem aumento de capital, portanto, mais poder e conseguinte melhor ocupação de posições no campo do ensino superior e da saúde. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Possibilitar a formação voltada para defesa do Sistema Único de Saúde; viabilizar reflexões sobre as estratégias de implantação de um currículo integrado; contribuir para história da enfermagem e do curso. Descritores: SUS; enfermagem; estratégias. Referências Bourdieu P. Os escritos da educação. Petrópolis: Vozes; 1998. BOAVENTURA, EM. A construção da universidade baiana: objetivos, missões e afrodescendência [online]. Salvador: EDUFBA, 29. BRASIL Projeto de Lei Nº 8.35 de dezembro de 21, aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 211/22. BRASIL. Plano Nacional de Educação, Nº 135/214, 25 de dezembro de 214. Disponível em:/ccivil_3/_Ato211-214/214/Lei/L135.htm>. Acesso em 3 mar. 215. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, 2 de dezembro de 1996. Disponível em: br/ccivil_3 /leis/l9394.htm> Acesso em 3 mar. 215. DAVIES, Nicholas. O financiamento da educação: novos ou velhos desafios? São Paulo: Xamã, 24 BRASIL. Lei 12.513/21. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_3/ _ato211- 214/211/lei/l12513.htm. Acesso em: 15 jul. 216.