Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1446

Pôster


1446

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DURANTE UMA AÇÃO EDUCATIVA REALIZADA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO ESTADO DO AMAPÁ.

Autores:
Polyane Gomes da Costa () ; Edvane Silva Lima (Universidade Federal do Amapá-UNIFAP) ; Ediene Stherfany Marques Vale (Universidade Federal do Amapá-UNIFAP) ; Marlucilena Pinheiro da Silva (Universidade Federal do Amapá-UNIFAP) ; Maira Beatrine da Rocha Uchôa (Universidade Federal do Amapá-UNIFAP)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O enfermeiro educador como integrante de uma equipe multidisciplinar, em uma ação educativa deve se programar e preparar recursos diversos para que seja alcançado o pretendido com o seu trabalho1. OBJETIVO: Relatar as experiências como acadêmicas de licenciatura e bacharelado em enfermagem durante a disciplina de Estágio Supervisionado em Docência I. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência da vivência e prática em enfermagem desenvolvidas na Comunidade Quilombola do Cúriau em Macapá-AP, no período de maio de 216. RESULTADO: As práticas realizadas na comunidade quilombola do Cúriau proporcionaram uma visão da realidade na relação entre a comunidade e os acadêmicos so que proporcionou a troca de conhecimentos através da interação entre ambos e palestras/conversas educativas de acordo com as necessidades encontradas. Com isso podemos perceber a adversidade e desafios encontrados pelos moradores em relação ao acesso aos serviços de saúde bem como a falta de informações sobre o cuidado e manutenção de uma vida mais saudável. CONCLUSÃO: A estratégia de ensino e compartilhamento do conhecimento é fundamental na decisão pedagógica de incitar o aluno a promover o seu interesse, buscando o desenvolvimento do potencial do mesmo, contribuindo para o conhecimento e qualidade de vida da população. IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O enfermeiro educador conduz à redefinição da prática docente, em especial quanto ao desenvolvimento de saberes e competências necessárias no contexto do processo de ensino e aprendizagem, além de estabelecer a integralidade da assistência. REFERÊNCIA:ALMEIDA, P.W; TOBASE, L. O enfermeiro como elemento motivador na educação profissional em enfermagem. Rev. Enferm. Cen. O. Min, V. 1, n.1, p. 136-142, jan/mar, 211. DESCRITORES: Assistência integral à saúde; Educação da população; Saúde de minorias. Eixo I: Linhas de Cuidado e Política de Saúde. COSTA, Polyane Gomes1 LIMA, Edvane Silva1; VALE, Ediene Stherfany Marques1; PENAFORT, Fátima Elizabete Teixeira1; SILVA, Marlucilena Pinheiro2; UCHÔA, Maira Beatrine da Rocha2; 1Acadêmicas do 7º semestre do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá. E-mails: polyanegomesap@gmail.com; edvannyllima@hotmail.com edienestherfany@gmail.com; fatimateixeirap@gmail.com; 2Enfermeira. Professora Doutora da Universidade Federal do Amapá. E-mail: marlucilena@gmail.com. Enfermeira. Professora Especialista da Universidade federal do Amapá. E-mail: mairauch91@gmail.com.