Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1443

Pôster


1443

INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS: ANÁLISE REFLEXIVA

Autores:
Adriana de Moraes Bezerra () ; Naanda Kaanna Matos de Souza (Universidade Regional do Cariri) ; Maria do Socorro Vieira Lopes (Universidade Regional do Cariri) ; Maria de Fátima Antero Sousa Machado (Universidade Regional do Cariri) ; Evanira Rodrigues Maia (Universidade Regional do Cariri)

Resumo:
No processo ensino-aprendizagem se destacam os conceitos da “aprendizagem significativa” e “aprendizagem ativa”. Ambas estimulam a busca e produção de novos conhecimentos a partir da proposta de questões relevantes para o estudante. Objetiva-se refletir acerca da utilização das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Trata-se de um estudo descritivo baseado em revisão de literatura de abordagem qualitativa, além da percepção das autoras a respeito do assunto abordado. Realizou-se por meio de artigos de enfermagem tendo como critério de inclusão os que contemplassem o tema proposto, sendo a Biblioteca Virtual em Saúde o buscador principal. Enfatiza-se a importância que as metodologias têm de despertar a curiosidade, fazendo com que o aluno assuma a responsabilidade pela própria aprendizagem, tornando-o sujeito ativo e autônomo nesse processo. O surgimento de novos caminhos para a formação dos profissionais de enfermagem proporciona um olhar crítico do estudante, que passa a ter responsabilidade por sua própria aprendizagem, implicando em uma nova roupagem ao processo de ensino-aprendizagem, influenciando o aluno a ter autonomia e estimulando-o a buscar o conhecimento de uma maneira ativa. Adriana de Moraes Bezerra Naanda Kaanna Matos de Souza Maria do Socorro Vieira Lopes Maria de Fátima Antero Sousa Machado Evanira Rodrigues Maia Eixo Temático: Formação e produção de conhecimento em enfermagem Descritores: Processo de ensino-aprendizagem; Educação; Ensino superior