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1438 | A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM TRANSCULTURAL E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À COMUNIDADE QUILOMBOLA – PROJETO VER-SUS | Autores: Karinne Rocha Gomes () ; Fabiane Santos Barros (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) ; Izaura Caroline Freitas Sousa (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O projeto Vivência Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), possibilita inserir estudantes no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS), através de vivências nos cenários de lutas sociais e das populações historicamente excluídas, como um instrumento para formação de futuros profissionais comprometidos com a qualificação da assistência e fortalecimento do SUS. OBJETIVO: Relatar e destacar a importância da teoria da diversidade e universalidade do cuidado cultural e a sistematização dos cuidados de enfermagem na comunidade quilombola. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, da visita à comunidade Quilombola localizada no município de Santa Tereza-TO. RESULTADOS: A comunidade Barra do Aroeira são descendentes de ex-escravos que conquistaram alforria após o alistamento de seu descendente na guerra do Paraguai, onde ganhou terras do Imperador Dom Pedro II. As queixas da desassistência à saúde e da imposição de saberes técnico-científicos sobre os saberes culturais foram recorrentes, possibilitando uma reflexão sobre a importância da Enfermagem transcultural. Melhorias seriam possíveis aplicando a enfermagem transcultural na prestação de cuidados, assim, conhecendo o contexto cultural, os valores, as crenças da vida do indivíduo e da comunidade é importante numa perspectiva de construção de um novo paradigma para abordagem da saúde e da doença, com cuidados de enfermagem efetivo e satisfatório. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base teórica da enfermeira antropóloga Madeleine M. Leininge, a enfermagem transcultural trouxe perspectivas de cuidado humanizado, pois cada ser humano tem suas particularidades e diversidades. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A enfermagem tem base científica para compreender e respeitar a cultura, além de construir pensamento crítico-reflexivo importante para assistência. REFERÊNCIA: BRAGA, CG. Enfermagem transcultural e as crenças, valores e práticas do povo cigano. Rev.Esc.Enf.USP, v.31, n.3, p. 498-516, dez. 1997. |