Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1437

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


1437

Estratégias Empreendidas nos Processos de (Re)Orientação Curricular na Conformação das Legislações Educacionais

Autores:
Luiza Mara Correia () ; Ligia de Oliveira Viana (Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ) ; Fernando da Rocha Porto (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO) ; Elizabeth Teixeira (Faculdade de Enfermagem da UERJ) ; Maria Manuela Vila Nova Cardoso (Faculdade de Enfermagem da UERJ)

Resumo:
Trabalho para Prêmio Vilma de Carvalho. Resumo: Este estudo é recorte da Tese de Doutorado aprovada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulada Metamorfose dos Cursos de Graduação em Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro. Objeto: os movimentos e as estratégias empreendidas pelas Escolas/Faculdades de Enfermagem do estado do Rio de Janeiro para a conformação dos currículos dos Cursos de Graduação em Enfermagem, a partir dos dispositivos educacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior e a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Graduação em Enfermagem. Objetivo: analisar as estratégias empreendidas no processo de (re)orientação curricular de ensino superior em Enfermagem fluminense e discutir os efeitos simbólicos da gestão de ensino superior no sentido de atendimento das políticas curriculares das IES do estado do Rio de Janeiro. Descrição metodológica e referencial teórico: Pesquisa descritiva e qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo e educacional, com triangulação das fontes documentais e depoimentos de dezesseis docentes das IES: Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO; Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac; Faculdade de Enfermagem/UERJ; Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF; Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy; Centro Universitário de Barra Mansa e Centro Universitário Serra dos Órgãos. A análise optou-se pelo diálogo entre o sociólogo Pierre Bourdieu e o filósofo Dermeval Saviani. Conclusões: O processo de conformação curricular dos Cursos de em Enfermagem empreenderam estratégias de agregação, inculcação e construção de alianças simbólicas entre os agentes sociais, tendo por objetivação o efeito de ruptura com as práticas vigentes passadas pela capacitação pedagógica, o que implicou a reflexão das resistências às mudanças, influenciadas por contexto externo e interno, por meio do processo social negociado e em construção permanente, e por concepções pedagógicas que tiveram por efeito simbólico a metamorfose dos cursos, permeada, às vezes, por resistências frente ao capital cultural das IES e o pensamento político ideológico na formação do Bacharelado em Enfermagem. Referências: Bourdieu, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 23; Yin, RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 215. 243 p.; Saviani, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 1993. Descritores: Enfermagem. Educação. Currículo. Eixo II: Formação e produção do conhecimento em Enfermagem.