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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1436

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1436

ENSINO DA SEGURANÇA DO PACIENTE NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Patrícia Nunes Barbosa Soares () ; Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá (Universidade de Brasília) ; Simone Roque Mazoni (Universidade de Brasília) ; Maria Cristina Soares Rodrigues (Universidade de Brasília)

Resumo:
Introdução: Abordar a segurança do paciente como disciplina curricular nos cursos de saúde representa lacuna importante no processo de formação. Objetivo: Descrever a experiência de uma acadêmica e três docentes na avaliação da percepção de acadêmicos sobre a disciplina de segurança do paciente desenvolvida em uma instituição pública de ensino. Descrição metodológica: Trata-se de relato de experiência, vivenciado em 216. A motivação para esse estudo decorreu da crença das autoras na necessidade de inserir a segurança do paciente como disciplina obrigatória nos cursos de enfermagem, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde1. Para tanto, após a conclusão de uma disciplina optativa, elaborou-se instrumento investigativo, autoaplicável, sobre a percepção das competências desenvolvidas durante a disciplina, sendo aplicado a 16 acadêmicos de enfermagem. Resultados: A percepção dos acadêmicos apresentou conotações positivas acerca da temática. Relataram estar mais preparados para enfrentar situações de incidentes, compreendendo melhor a importância da assistência segura de enfermagem. A percepção de tornar a disciplina obrigatória na grade curricular foi levantada nos relatos dos acadêmicos, o que converge com a percepção dos docentes. Conclusão: A experiência evidenciou que a avaliação do ensino-aprendizagem é necessária e trouxe contribuição significativa para docentes e acadêmicos. Os conhecimentos trocados foram diversos e defende-se a permuta de saberes como prática indissociável no aprimoramento da formação. Implicações para a enfermagem: A inserção da disciplina de segurança do paciente na grade curricular contribui para o empoderamento do futuro profissional às responsabilidades atitudinais. Defendemos, portanto, a necessidade de criar disciplinas obrigatórias, transversais, no intuito de desenvolver profissionais de saúde com ações condizentes à cultura de segurança. Referência: 1.World Health Organization - WHO. Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional Edition. Geneva, 211.