Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1432

Pôster


1432

O PROJETO VER-SUS E O DESPERTAR PARA A CONSCIÊNCIA COLETIVA E O ENGAJAMENTO SOCIAL

Autores:
Michele Cristina Guarnieri () ; Adriana Carolina Bauermann (Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ) ; Jean Wilian Bender (Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC) ; Natanael Chagas (Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ) ; Cláudio Claudino da Silva Filho (Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ) ; Andressa Antônia Trizotto (Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ)

Resumo:
Introdução: O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil) destina-se a preparar os futuros profissionais de todas as áreas do conhecimento, num espaço de imersão, formação e trabalho, para atuar futuramente no sistema único de saúde brasileiro. Objetivo: Refletir como o VER-SUS desperta nos estudantes a consciência política e coletiva para o engajamento em movimentos sociais a partir da imersão num projeto guiado pelo movimento estudantil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência protagonizado no VER-SUS Oeste Catarinense a partir de cinco edições concluídas do projeto, realizadas entre Julho de 214 e Julho de 216, contando com a participação de cerca de 4 estudantes, entre Viventes, Facilitadores e Comissão Organizadora. Resultados: Durante o projeto, os estudantes participantes conheceram a história do SUS, compreendendo que a sua criação aconteceu devido às grandes lutas de movimentos sociais da época (incluindo o movimento estudantil), elucidando assim, a importância significativa do despertar para o engajamento coletivo. No decorrer de todo a imersão, os estudantes são estimulados para o real sentido da liderança, envolvendo-se em diversos momentos de discussões, teorizações e reflexões, cenário o qual conseguem expor seus saberes distintos, construindo e complementando um conhecimento em conjunto com todos os participantes. Considerações Finais: Percebe-se que, o empoderamento gerado nos estudantes a partir da experiência no projeto se sobressai da academia e migra para o dia a dia, onde passa a refletir sobre questões pertinentes de seu meio, compreendendo-as com um olhar mais crítico e reflexivo. Aplicações para a Enfermagem: Evidencia-se que projetos como o VER-SUS, atuam na instrumentalização e formação de estudantes para o exercício da cidadania, instigando a sua participação em movimentos de co-responsabilização social, visando a construção de uma comunidade mais justa para todos.