COMUNICAÇÃO COORDENADA
1431 | AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM | Autores: Lidia Dalgallo Zarpellon () ; Clóris Regina Blanski Grden (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Jacy Aurelia Vieira de Sousa (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Ana Paula Xavier Ravelli (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Beatriz Gonçalves Lopes (Universidade Estadual de Ponta Grossa) ; Caroline Gonçalves Pustiglione Campos (Universidade Estadual de Ponta Grossa) |
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (CNE/CES 3/21) estabelece como perfil do formando egresso/profissional, a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva(1). Uma das exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes. A avaliação externa, desencadeada nacionalmente através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade e da Avaliação de Cursos, busca averiguar a qualidade dos cursos de graduação(2). Cabe a cada Instituição de Ensino Superior desencadear os processos de avaliação interna e, é nessa perspectiva que se insere a avaliação do curso de graduação realizada pelos egressos do período 25-214, desenvolvida em 215. Objetivou-se avaliar o grau de satisfação dos egresso em relação ao Curso de Enfermagem. Estudo transversal em Instituição de Ensino Superior Pública de Ponta Grossa, Paraná, com 88 egressos do curso de Bacharelado em Enfermagem. Utilizou-se do Formulário Google para coleta e análise. Elaborou-se 3 questões, para avaliar o Grau de satisfação com o Curso em relação a formação teórica e prática. Os egressos apontaram que a formação recebida em relação ao grau de satisfação na formação teórica foi insuficiente a regular (3.4%); regular a bom (38,6%) e bom a excelente (58%). Quanto ao grau de satisfação para a prática obteve-se para insuficiente e regular 13,6%; regular a bom (5%) e bom a excelente (36,4%). Apontaram lacunas na formação teórica e grande fragilidade na formação relacionada com a prática. Sugere-se um programa de ensino que priorize o desenvolvimento de competências técnico-científicas nos cenários de prática e que seja dada importância expressiva ao processo formativo no desenvolvimento das competências essenciais da enfermagem, e as possíveis formas de superar as fragilidades, as estratégias de ensino aprendizagem na inserção do egresso no mercado de trabalho, assim como a satisfação profissional em decorrência da adequação do seu desempenho no campo da prática.
Descritores: Enfermagem; Formação; Avaliação.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
Referência
1 BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de educação. Câmara de educação superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro DE 21. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação de Enfermagem. Brasília, 21.
2 SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 4th ed. Brasília: INEP, Feb 27. |