Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1428

Pôster


1428

VIVENCIANDO A CONSTRUÇÃO DA LINHA HISTÓRICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA E ALAGOANA EM DISCIPLINA DE MESTRADO.

Autores:
Reinaldo dos Santos Moura () ; Débora de Amorim Guimarães (UNCISAL) ; Francisco Joilsom Carvalho Saraiva (FACULDADE SEUNE) ; Cryslane Almeida de Lima (UFAL) ; Kely Regina da Silva Lima Rocha (UFAL) ; Regina Maria dos Santos (UFAL)

Resumo:
Acredita-se que o compromisso profissional e a excelência em Enfermagem advém do conhecimento profundo sobre sua história1. Objetivo: Descrever a experiência de participar da construção de uma linha histórica da Enfermagem Brasileira e Alagoana em uma disciplina de mestrado. Descrição Metodológica: Relato da experiência de cursar a disciplina “História da Enfermagem e Suas Relações com a História da Saúde no Brasil2” oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas no ano 215. O uso de Metodologias ativas conduziu a discussão sobre o desenvolvimento da Enfermagem no Brasil e em Alagoas, estabelecendo relações com a estrutura social e as políticas de saúde. Analisou-se a História da Humanidade, do Brasil e de Alagoas em paralelo com a trajetória da Enfermagem, construindo uma linha do tempo até o presente ano. Finalmente, os discentes documentaram suas reflexões em uma carta à Enfermagem Brasileira. Resultados: A metodologia utilizada permitiu o compartilhamento do saber de todos, provocando reflexão sobre qual rumo dar à Enfermagem e à saúde no país, considerando a importante representação desta categoria no Sistema Único de Saúde. Conclusões: A vivência de construir uma linha do tempo da história da própria profissão gerou consciência da real identidade da Enfermagem, além de evidenciar o potencial transformador do enfermeiro para melhoria da assistência à saúde. Contribuições/Implicações para a Enfermagem: Esclarece a importância do direcionamento do ensino para formar profissionais críticos e conscientes das questões de cunho histórico-político-social que refletem na qualidade do exercício profissional e repercutem no modo de defender a saúde no Brasil. Descritores: Enfermagem. História da Enfermagem. Educação. Eixo II: Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. Referências: 1 - Pava AM, Neves EB. A arte de ensinar enfermagem: uma história de sucesso. Rev. bras. enferm. 211; 64 (1): 145-151. 2 - OGUISSO, T; CAMPOS, P. F. S.; FREITAS, G. F. Pesquisa Em História da Enfermagem. 2ed. Barueri: Manole, 211