Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1427

Pôster


1427

PROTOCOLO DE MONITORIZAÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA HIPOGLICEMIA EM PACIENTES QUE UTILIZAM A INFUSÃO CONTÍNUA DE INSULINA

Autores:
Raquel Magalhães de Azeredo Granadeiro () ; Selma Petra Chaves Sá (Instituto Federal Fluminense) ; Bárbara Pompeu Christovam (Instituto Federal Fluminense) ; Renê dos Santos Spezani (Centro Universitário Augusto Motta)

Resumo:
Introdução: A hipoglicemia ocorre com frequência em pacientes quando submetidos a infusão contínua de insulina. Este estudo tem como, objeto: os fatores de risco para hipoglicemia associados à infusão contínua de insulina (ICI). As questões para este estudo são: Quais os fatores de risco para hipoglicemia em pacientes que utilizam ICI evidenciados na literatura e encontrados nos registros de pacientes internados em unidade de terapia intensiva em um hospital estadual no Rio de Janeiro? Qual o conhecimento dos enfermeiros acerca dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes críticos em uso de ICI? Os objetivos são: Identificar os fatores de risco para hipoglicemia em pacientes críticos que utilizam a ICI evidenciados na literatura e encontrados nos prontuários. Descrever o conhecimento dos enfermeiros acerca dos fatores de risco para hipoglicemia em pacientes críticos em uso de ICI. Metodologia: O presente estudo é do tipo descritivo e retrospectivo e terá uma abordagem quanti-qualitativa. O cenário da pesquisa será é a Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público estadual, localizado no município de Niterói-RJ. A coleta de dados ocorrerá em três etapas: 1- Revisão Integrativa 2- Pesquisa em prontuários de pacientes em uso de ICI e que apresentaram hipoglicemia, no segundo semestre de 215 até o primeiro semestre de 216. 3- Entrevista estruturada com enfermeiros que atuam na unidade de terapia intensiva da referida instituição, através de questionário com perguntas abertas. Contribuição: Este estudo contempla quatro áreas. Assistência: possibilitando um cuidado seguro para o paciente; pesquisa: ampliação do acervo bibliográfico sobre a temática; ensino: inclusão desta temática nos cursos de graduação e pós-graduação; social: redução de custos no Sistema Único de Saúde (SUS), com impactos redutores sobre o tempo de internação. Descritores: Fatores de Risco – Hipoglicemia – Insulina. Bibliografia 1. Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Sociedade Brasileira de Infectologia, Instituto Latino Americano de Sepse: Controle Glicêmico. In: Associação Médica Brasileira e Agência Nacional de Saúde Suplementar. Diretrizes Clínicas na Saúde Suplementar. AMBANS; 211.