Pôster
1419 | O VER-SUS CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS MAIS CRÍTICOS-REFLEXIVOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Victória Regina Sedrez Ramos () ; Acosta, Adriano da Silva ; Fontana, Maria Isabel ; Maia, Silmara da Costa ; Rebello, Maria Izabel |
Resumo: Introdução: É visto a necessidade de formar profissionais de saúde mais críticos e comprometidos com as realidades brasileiras, nesse sentido surge o projeto de vivências e estágios na realidade do Sistema único de Saúde (SUS) – VER-SUS. Objetivos: Objetiva-se relatar reflexões de versusianos participantes da 2ª Edição do VER-SUS Foz do Rio Itajaí/SC e quais as contribuições do projeto para o processo de formação dos mesmos. Descrição metodológica: Essa vivência aconteceu no período de 16-23 de julho de 216, com 7 dias de imersão divididos entre atividades de discussões, construções e vivencias nos espaços de saúde da região. Foi composto de 64 acadêmicos de ensino superior de diferentes cursos e diferentes áreas. Esses acadêmicos foram divididos em grupos de 5 participantes e um facilitador cada, deste modo aqui, relatamos as experiência do grupo Motirõ. Resultados: No itinerário da vivência o grupo caminhou por diferentes espaços pertencentes à atenção básica, atenção secundária e serviços de apoio à rede de atenção à saúde, e participou de espaços de discussões sobre diferentes temáticas. Foi possível o contato com diferentes profissionais de saúde, representantes da gestão e usuários do SUS, em diferentes realidades de território. Dessa forma, compreendeu-se o quadrilátero da formação para a área da saúde. Conclusão: Percebemos que existem muitos profissionais criativos e dedicados (principalmente da enfermagem) que realizam uma assistência digna a população mesmo com recursos limitados. Ainda, ressaltamos a importância da gestão de conhecer a sua realidade e propor políticas que realmente condizem com suas necessidades. Contribuição e implicação para a enfermagem: A principal contribuição do projeto é proporcionar por meio das vivências novas percepções para os acadêmicos com relação ao seu processo formativo, ampliando seus olhares para realidades até então desconhecidas ou distorcidas, provocando novas inquietações e reflexões acerca das realidades do SUS.
Descritores: Formação de conceito, Sistema Único de Saúde, Aprendizagem.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |