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1415 | SAÚDE NO AMBIENTE OCUPACIONAL DA ACADEMIA: ENFRETAMENTOS E DESAFIOS | Autores: Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida () ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi (Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto) ; Karla Adriana Oliveira da Costa (Faculdade Joaquim Nabuco) ; Mára Regina Teixeira de Farias (Secretaria Municipal de Saúde Traipu/AL) ; Tobias de Souza Falcão (Secretaria Municipal de Saúde Traipu/AL) ; Tenildo Lopes (Universidade Regional da Bahia) |
Resumo: Promoção da Saúde refere-se às ações sobre condicionantes e determinantes sociais da saúde, impactando na qualidade de vida1. Sendo a Academia um ambiente complexo e multifacetado tende a favorecer a presença de estressores laborais e alterações à saúde entre trabalhadores e estudantes2. Objetivou-se aplicar um Programa de Intervenção em Promoção à Saúde (PIPS) dos atores no Ambiente Acadêmico. Trata-se de estudo multicêntrico, de intervenção e longitudinal com professores, estudantes e técnicos administrativos do curso de graduação em Enfermagem da UFAL. O programa consta de 8 semanas, com intervenções nas áreas de nutrição, fisioterapia e educação física, sendo a primeira e última semana direcionadas para avaliações/reavaliações sobre condição de saúde, aptidão física, hábitos alimentares, medidas antropométricas e posteriormente alterações de saúde e modificações no estilo de vida. Observa-se que, apesar do relato sobre a necessidade de um programa de qualidade de vida, há dificuldades extremas na prática de hábitos saudáveis no Ambiente Acadêmico, com apenas 5 atores mantendo-se na pesquisa. Essa baixa adesão refere-se à dificuldade de um programa adequado à multiplicidade de compromissos, impossibilidade de alteração de horários para participação da intervenção, baixo envolvimento da gestão do curso no PIPS no horário de trabalho, inadequações dos espaços físicos, além da não priorização da mudança de hábitos. Evidencia-se que, a existência da equipe multiprofissional no ambiente acadêmico, não implica em mudanças de hábitos na Academia, sendo necessário viabilizar estratégias/ações de educação em saúde que interfiram na qualidade de vida nas comunidades acadêmicas. |