Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1403

Pôster


1403

CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO DE NEXOS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE ESTRATEGIAS INOVADORAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Autores:
Ricardo José Oliveira Mouta () ; Adriana Lenho de Figueiredo Pereira (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Maysa Ludovice Gomes (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Edymara Tatagiba Medina (Faculdade de Enfermagem UERJ) ; Sandra Cristina de Souza Borges Silva (Faculdade de Enfermagem UERJ)

Resumo:
Relato de experiência que objetiva descrever a implementação de estratégia inovadora de ensino-aprendizagem na oficina sobre preservação perineal, conteúdo teórico do curso de especialização em enfermagem obstétrica, na modalidade de residência (SMS/MS/HUPE/UERJ). Tratou-se de uma dinâmica que utilizou a interação entre os participantes, a prática dialógica e modelos em espuma e massa de modelar, com a finalidade de discutir as estruturas que compõem o períneo, os cuidados que contribuem com sua integridade no parto e as técnicas de reparo desses tecidos. Depois da apresentação do conteúdo teórico, as especializandas formaram duplas e esculpiram com massa de modelar as estruturas perineais, seguindo-se discussão acerca dos aspectos físicos e afetivos da perda de integridade, sob a ótica das mulheres e dos profissionais. Posteriormente, as alunas desenvolveram as técnicas de sutura de períneo em próteses de espuma, sendo acompanhadas pelos docentes ao discutirem materiais e métodos envolvidos na técnica. Concluímos que a dinâmica alcançou o objetivo proposto de favorecer a abordagem reflexiva da temática a partir do lúdico, auxiliando os participantes a apreenderam o conteúdo, compreendendo-o como um ferramenta na pratica do cidadão e do profissional.