Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1400

Pôster


1400

CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Victória Regina Sedrez Ramos () ; Acosta, Adriano da Silva ; Fontana, Maria Isabel ; Maia, Silmara da Costa ; Rebello, Maria Izabel

Resumo:
Introdução: Reconhecendo a magnitude do problema da segurança do paciente a nível global, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu em 24 a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente. O propósito dessa iniciativa foi definir e identificar prioridades na área da segurança do paciente em diversas partes do mundo e contribuir para uma agenda mundial para a pesquisa no campo. A inquietação em torno da segurança do paciente ganhou forças a partir de dados revelados que demonstraram as complicações decorrentes dos cuidados a que os pacientes eram submetidos. A ocorrência de eventos adversos implica no prolongamento da internação hospitalar, risco de reinternação, necessidade de assistência em Unidade de Terapia Intensiva, duplicação dos casos de óbito e aumento dos custos hospitalares. 1 A partir dos desafios que os docentes da disciplina de Semiologia e Semiotécnica enfrentam a cada dia na formação dos futuros profissionais, evidencia-se a necessidade de uma abordagem que permita instrumentalizar aos futuros enfermeiros a prática do cuidado seguro. Objetivo: Relatar a experiência no ensino da graduação em enfermagem dos aspectos relacionados à Segurança do Paciente. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente às práticas docentes com enfoque à Segurança do Paciente. Resultados: Através da utilização das metodologias ativas para aprendizagem, os docentes puderam evidenciar que os futuros profissionais ao serem oportunizados a refletir sobre suas práticas demostram sensibilidade e vontade de mudança comportamental. Contribuições: Constatamos que a partir desta pratica os acadêmicos são estimulados a desenvolver habilidades e competências para o raciocínio clínico e pensamento crítico.