Pôster
1400 | CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Victória Regina Sedrez Ramos () ; Acosta, Adriano da Silva ; Fontana, Maria Isabel ; Maia, Silmara da Costa ; Rebello, Maria Izabel |
Resumo: Introdução: Reconhecendo a magnitude do problema da segurança do paciente a nível
global, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu em 24 a Aliança Mundial para a
Segurança do Paciente. O propósito dessa iniciativa foi definir e identificar prioridades
na área da segurança do paciente em diversas partes do mundo e contribuir para uma
agenda mundial para a pesquisa no campo. A inquietação em torno da segurança do
paciente ganhou forças a partir de dados revelados que demonstraram as complicações
decorrentes dos cuidados a que os pacientes eram submetidos. A ocorrência de eventos
adversos implica no prolongamento da internação hospitalar, risco de reinternação,
necessidade de assistência em Unidade de Terapia Intensiva, duplicação dos casos de
óbito e aumento dos custos hospitalares.
1 A partir dos desafios que os docentes da
disciplina de Semiologia e Semiotécnica enfrentam a cada dia na formação dos futuros
profissionais, evidencia-se a necessidade de uma abordagem que permita instrumentalizar
aos futuros enfermeiros a prática do cuidado seguro. Objetivo: Relatar a experiência no
ensino da graduação em enfermagem dos aspectos relacionados à Segurança do Paciente.
Metodologia: Trata-se de um relato de experiência referente às práticas docentes com
enfoque à Segurança do Paciente. Resultados: Através da utilização das metodologias
ativas para aprendizagem, os docentes puderam evidenciar que os futuros profissionais
ao serem oportunizados a refletir sobre suas práticas demostram sensibilidade e vontade
de mudança comportamental. Contribuições: Constatamos que a partir desta pratica os
acadêmicos são estimulados a desenvolver habilidades e competências para o raciocínio
clínico e pensamento crítico. |