Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1396

Pôster


1396

Representações sociais de crianças do quinto ao nono ano em atividade educativa de combate ao Pediculos humanus (Piolho)

Autores:
Elizabeth Soares Oliveira de Holanda Monteiro () ; Maria da Conceição Silva de Brito (Atenção Básica) ; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes (UFPI)

Resumo:
A equipe saúde da Família das comunidades Vila da Paz e Parque Rodoviário atende um total de 937 famílias, foi promovido uma intervenção junto a escolares do quinto ao nono ano para combate ao piolho, atividade trabalhada no Programa Saúde do Escolar e solicitada pela direção da escola, motivada que aumento da infestação entre os discentes. Estudo de natureza qualitativa realizado na escola municipal de um estado do nordeste brasileiro em agosto de 216. A escola tem cadastrados 144 alunos distribuídos em dois turnos da primeira ao nono ano do ensino fundamental. A atividade educativa foi planejada seguindo critérios de metodologias ativas, interação do aluno em relação ao tema: Como combater o piolho. Para realização da atividade foi distribuído para as crianças folhas em branco, giz de cera e foi sugerido que desenhassem como combater o piolho. Depois foi orientado aos alunos para explorarem os desenhos e descrever o que retrataram. A comunidade Parque Rodoviário está entre as 14 comunidades mais violentas da capital e a escola municipal enfrenta frequentemente situações de violências. O que parecia uma atividade educativa simples, apresentou após analise preocupação, pois os discentes utilizaram em sua grande maioria arma branca e de fogo para eliminar a praga, o que foi sentido pela equipe que a violência vivenciada pelos alunos foi retratada nos desenhos e há necessidade de intervenção pelo poder público, com controle e avaliação dos programas envolvidos. Houve interação entre a equipe e escolares na realização da atividade com compartilhamento de saberes. Os alunos com infestação foi sugerido tratamento e acompanhamento. Descritores: Representações sociais, educação em saúde, políticas de saúde. 1 – Enfermeira, Especialista em Regulação do SUS, Docente da Escola Técnica do SUS, Teresina, Brasil. 2 – Enfermeira, Especialista em regulação do SUS, mestre em ciências da saúde, doutoranda em enfermagem pela UFPI, docente da Estácio-CEUT, Teresina, Piauí. elizahm@terra.com.br. 3 – Enfermeira, docente da UFPI do curso de enfermagem, Doutora em enfermagem, Teresina, Brasil.