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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1392

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1392

PESQUISADOR VOLUNTÁRIO: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZADO PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Fabiane Santos Barros () ; Karinne Rocha Gomes (Universidade Federal do Tocantins) ; Henrique da Silva Oliveira Araújo (Universidade Federal do Tocantins) ; Maurício Gomes da Silva Neto (Secretaria Municipal de Saúde de Jataí) ; Marcia Pessoa de Sousa Noronha (Secretaria Municipal de Saúde de Jataí)

Resumo:
Introdução: A pesquisa como método científico de aprendizagem é importante para a ligação entre conhecimento teórico e prático. A tríade ensino, pesquisa e extensão constitui o eixo fundamental da Universidade brasileira e não pode ser compartimentado, pois favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a autorreflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico¹. Objetivo: compartilhar a experiência de atuar como pesquisador voluntário, e a importância no processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Relato experiência acerca de voluntariado em pesquisa de campo vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Feridas (GEPF) da Universidade Federal do Tocantins, realizada com idosos residentes em Palmas/TO, de janeiro a junho de 216. Resultados: para participação na pesquisa, foi necessária capacitação prévia para avaliações específicas, como: abordagem do idoso, características da pele do idoso, tipos de lesões, avaliação da acuidade auditiva e visual para perto, da mobilidade e atividades instrumentais e da vida diária, estado mental. Inicialmente, os alunos foram acompanhados diretamente por docente, até serem capazes de realizar coleta de dados sem supervisão direta. Dúvidas posteriores foram sanadas com pesquisador responsável, contando roteiro de coleta e fotografias de lesões, quando necessário. Cada pesquisador avaliou aproximadamente 3 idosos Conclusões: a participação na pesquisa possibilitou aprimorar a prática, pois a coleta de dados exigiu conhecimento teórico/prático para avaliação clínica, apreendidos em disciplinas do Curso, e/ou na capacitação para a pesquisa. Contribuições para a Enfermagem: Incentivar e valorizar a participação em pesquisa, desde a graduação em enfermagem, contribui no processo de aprendizado de temas específicos, bem como para o despertar para importância da pesquisa. Referências: 1 César SB. A Indissociabilidade ensino, pesquisa, extensão e a gestão do conhecimento: estudo em universidade brasileira. Belo Horizonte – MG, 213.