Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1391

Pôster


1391

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Larissa Oliveira Lessa () ; Daniela Lessa de Carvalho Tavares ; Jaqueline Correia Santos ; Silmara Inocêncio da ; Vanessa Luiza Lins de Carvalho Silva ( Adriana Reis Todaro)

Resumo:
Introdução: O Programa de Monitoria da Universidade Federal de Alagoas é uma ação institucional direcionada a formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação. Além de despertar o interesse do monitor para a docência. Objetivos: Contribuir para a formação de alunos aptos a exercer a monitoria, visto que os discentes monitores tornam-se autônomos, preconizam o aprendizado dos demais alunos e estimulam o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao seu exercício. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a vivência e os aprendizados de alunos monitores da disciplina de Métodos e Processos de Intervenção de Enfermagem estabelecida na grade curricular da Universidade Federal de Alagoas. Experiência: O monitor auxilia o docente em tarefas pedagógicas e científicas, inclusive na preparação de aulas, trabalhos didáticos e atendimento a estudantes, bem como na condução de trabalhos práticos e experimentais quando necessário; assegura cooperação didático-pedagógica discente, orientando em trabalhos de laboratório, de biblioteca, de campo e outros compatíveis com seu nível de conhecimento e experiência; constitui também um elo entre o professor e estudantes, visando ao melhor ajustamento entre a execução dos programas e o desenvolvimento natural da aprendizagem. Conclusão: O programa desenvolvido na UFAL está possibilitando interação entre docentes e discentes e está trazendo resultados positivos significativos, pois instiga os monitores a interessarem-se pelo ramo da docência, contribui na formação dos demais discentes e possibilita autonomia aos alunos monitores. Desc: Projeto; Monitores; Educação. Referência: Santos G.M , Batista S.H.S.S.; Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde; ABCS Health Sci. 215; 4(3):23-27