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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1388

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1388

“SEGURANÇA DO PACIENTE: UM DESAFIO NOSSO” – RESSIGNIFICANDO A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores:
Jórdan Santos de Jesus () ; Danilo Alves Saback (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA) ; Edenise Maria Santos da Silva Batalha (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Considerando a relevância dos Eventos Adversos (EA) para os serviços de saúde e para os indicadores de qualidade da assistência, a segurança do paciente (SP) torna-se um tema que merece ser amplamente discutido. Conceituada pela OMS (29) como a redução, a um mínimo aceitável, do risco a um dano desnecessário associado ao cuidado¹, a SP se configura como um método de reformulação do modelo atual da assistência². No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente fomenta a inclusão da temática nos ensinos técnicos, de graduação e pós-graduação das áreas da saúde³. Nesta perspectiva, o projeto de extensão “Segurança do Paciente: um desafio nosso” surge como espaço de discussão para ressignificação da prática profissional em enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão, discutindo suas contribuições para a formação em enfermagem. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Trata-se de um relato de experiência crítico e reflexivo. RESULTADOS: O projeto nos sensibiliza a um modelo de atenção pautado na cultura de segurança, reconstruindo concepções acerca do modelo assistencial vigente nos serviços de saúde, através do desenvolvimento de seminários, dinâmicas de grupo e a exposição de casos reais que abordam a SP. CONCLUSÃO: O discente, confrontado com as estratégias de SP por meio do projeto de extensão, torna-se capaz de questionar a maneira como o cuidado é prestado, ressignificando sua postura enquanto estudante e futuro profissional, tornando-se multiplicador de boas práticas, visando proporcionar menor risco ao paciente. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Para a enfermagem, categoria que acompanha o paciente em tempo integral, um projeto de tal magnitude se caracteriza como uma estratégia de educação permanente cujo intuito é capacitar estudantes, enfermeiros, técnicos, gestores de saúde e a equipe multiprofissional acerca do tema, tornando possível a reflexão sobre os riscos associados ao cuidado à saúde, impactos dos EA e os custos para os serviços². REFERÊNCIAS: ¹ World Health Organization. The conceptual framework for the International Classification for Patient Safety: version 1.1: final technical report. Geneva; 29 [citado 29 set 9]. Disponível em: . Acesso 8 de set de 216. ² Brasil. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 214. Disponível em: . Acesso: 12 set 216. ³ Brasil. Portaria nº 529, de 1º de abril de 213. Ministério da Saúde. Disponível em: . Acesso: 12 set 216.