Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1386

Pôster


1386

ESTRATÉGIAS DE CONHECIMENTO SOBRE A INFEÇÃO VIRAL CONTRA ZIKA ENTRE AS GESTANTES

Autores:
Pâmella Gonçalves de Oliveira () ; Glauber Caetano Vieira (Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)) ; Alessandra Simaia Rocha Bemerguy (Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)) ; Hione Tavares dos Santos (Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)) ; Alessandra Thalleessa Ramos Trindade (Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)) ; Mônica Custódia do Couto Abreu Pamplona (Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA))

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com repercussões significativas para o binômio mãe e filho principalmente quando na gestação. Mesmo sendo veiculada na mídia como um problema sério de saúde pública, não percebemos uma expressão de preocupação pelas gestantes sobre questões relacionadas à doença OBJETIVOS: Relatar estratégias utilizadas para mobilizar as gestantes no pré-natal sobre a possível repercussão da Zika no curso gestacional e seus cuidados de prevenção. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na Unidade Municipal de Saúde do Jaderlândia, Ananindeua – Pará, por discentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Estado do Pará no período de fevereiro a março de 216. RESULTADOS: A fim de sensibiliza-las sobre cuidados preventivos sobre a Zika Vírus, elaboramos um folder educativo que foi discutido junto as gestantes tanto nas consultas como em rodas de conversa, contendo orientações diversas sobre a real gravidade e as sequelas da doença no desenvolvimento do feto. CONCLUSÃO: Observou-se uma mobilização e interesse pelas gestantes nos cuidados que envolve a prevenção da infecção, percebendo um impacto no seu autocuidado. CONTRIBUIÇÕES: Fortalecimento da assistência pré-natal e proteção ao binômio mãe e filho. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: O uso da Educação dialógica como princípio para o desenvolvimento de práticas educativas, participativa e reflexivas favorecendo a mudança de comportamento de diversos grupos na comunidade.