COMUNICAÇÃO COORDENADA
1383 | PROJETO DE ATUAÇÃO: PLANEJANDO AÇÕES DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | Autores: Adriana Remião Luzardo () ; Marisa Gomes dos Santos (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Maritania Orlandi (Universidade Federal da Fronteira Sul) ; Cristiane Brancher (Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó) ; Rozane Azambuja (Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó) |
Resumo: Introdução: o componente Estágio Curricular Supervisionado II (ECS II) complementa a construção do conhecimento e habilidades desenvolvidas durante a graduação em enfermagem. Possibilita que o acadêmico atue no território de abrangência, vivenciando situações da rotina profissional, incentivando à criticidade e reflexão quanto ao mercado de trabalho. Objetivo: relatar as ações desenvolvidas no ECSII, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Seminário, em Chapecó/ Santa Catarina, no período de 8 de agosto a 1 de dezembro de 216. Metodologia: gerenciar um serviço de saúde exige estratégias de atuação, entre elas está o planejamento. Primeiramente, realizou-se um diagnóstico situacional para levantamento de necessidades. Elencaram-se quatro eixos a serem considerados para o cuidado em atenção primária, utilizando-se a Matriz FOFA no Planejamento Estratégico Situacional pelo PLANEJASUS. Definiu-se como Oportunidade a “atenção à saúde dos escolares quanto à corporeidade”; como Fragilidade “as estratégias de atenção a pessoas com diabetes e/ou hipertensão”; como Potencialidade “realizar atividades educativas com gestantes, por meio de sala de espera” e como Ameça o “risco de dengue, chykungunya e zika (DCZ) no território. Resultados: realizaram-se seis oficinas educativas com jovens da 5ª série da escola pública. Dez salas de espera foram realizadas com gestantes, entre setembro e outubro de 216. Atividades de educação em saúde sobre prevenção de DCZ ocorreram por visita domiciliar nas microáreas das duas equipes de saúde da família. Conclusão e Implicações para Enfermagem: durante o ECSII os acadêmicos puderam executar as ações planejadas e atuar na dimensão gerencial, educativa e assistencial da enfermagem, ao passo que trabalharam as necessidades em saúde apontadas pelo serviço. Referências: - Carvalho CM. Planejamento: habilidades e competências na formação do cidadão. Rev Marcas Educ. 211; 1(1):58-69; - Rodrigues LMS, Tavares CMM, Elias ADS. J. res.: fundam. care. online 214. jan./mar. 6(1):357-363. |