Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1378

Pôster


1378

CUIDAR DO ADULTO NAS SITUAÇÕES CLÍNICAS E CIRÚRGICAS: ENFOQUE NO CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIA

Autores:
Natália Pinheiro Fabrício () ; Natália Daiana Lopes de Sousa (Universidade Regional do Cariri) ; Maria Eugênia Alves Almeida Coelho (Universidade Regional do Cariri) ; Ana Maria Parente Garcia Alencar (Universidade Regional do Cariri) ; Célida Juliana de Oliveira (Universidade Regional do Cariri) ; Evanira Rodrigues Maia (Universidade Regional do Cariri)

Resumo:
Introdução: O ensino tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, o que tem provocado uma reflexão na forma de conduzir o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo os papéis dos educadores e educandos1,2. Assim, o planejamento das ações educativas baseado em competência contribui para a formação de um profissional capaz de se responsabilizar pela melhoria das condições de vida de uma sociedade, tornando-se crítico e preparado para aprender a criar, propor e construir1,3. Objetivo: Analisar o plano da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas. Método: Este estudo é um relato de experiência, ocorrido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri-CE. A coleta de dados ocorreu no mês de maio de 215, mediante formulário estruturado. As informações foram organizadas mediante sequência de questionamentos presentes no formulário e, posteriormente, analisadas tomando como referência os pressupostos do novo paradigma do Currículo Baseado em Competências. Resultados: Percebeu-se que o processo de ensino, ocorreu em sua maioria, nos moldes tradicionais. Conclusão: É necessário um remodelamento do currículo para que este acompanhe os avanços e a transição dos modelos do ensino-aprendizagem da enfermagem, e para que o educando se torne crítico-reflexivo e protagonista do seu saber. Implicações para a enfermagem: Reflexão sobre a educação crítica em favor das transformações sociais e qualificação dos processos assistenciais. Descritores: Educação em Enfermagem; Educação Superior; Competência Profissional. EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. REFERÊNCIAS 1. Lucchese R, Barros S. Pedagogia das competências – um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem – uma revisão da literatura. Acta Paulista de Enfermagem 26; 19(1):92-9. 2. Mitre SM, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências & Saúde Coletiva 28; 13 (supl 2):2133-44. 3. Masetto MT. Competência pedagógica do professor universitário. 2ed. São Paulo: Summus, 212.