Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1375

Pôster


1375

EXPERIÊNCIA DE PESQUISAR SOBRE BEM-ESTAR DE TRABALHADORES E DISCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UM RICO APRENDIZADO

Autores:
Lenira Maria Wanderley Santos de Almeida () ; Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi (Universidade de São Paulo/ Ribeirão Preto) ; Amauri dos Santos Araujo (Universidade Federal de Alagoas) ; Elainy Priscilla Bezerra Fidélis (Universidade Federal de Alagoas) ; Jaíne Brito Tomé (Universidade Federal de Alagoas) ; Kely Regina da Silva Lima (Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (SEUNE))

Resumo:
Entende-se bem-estar envolvendo avaliações que as pessoas fazem de suas vidas1. No trabalho, uma representação da natureza afetiva do profissional2. Objetiva-se compartilhar a experiência de participar de um grupo de pesquisadores sobre bem-estar e alterações de saúde em trabalhadores e discentes de cursos de graduação em Enfermagem em seis Universidades Brasileiras. Relato de experiência, descritivo, das vivências nas etapas de construção do projeto de pesquisa de intervenção multicêntrica; preparação das equipes de coordenação e execução das atividades. Realizado: articulação interinstitucional; composição de equipes de construção, elaboração, submissão e coordenação geral do projeto; composição de equipes locais de coordenação e execução; captação e manutenção de colaboradores das áreas de educação física, nutrição, fisioterapia e enfermagem com respectivos treinamentos sobre protocolos estabelecidos e instrumentos pertinentes; divulgação institucional e captação dos sujeitos; realização das atividades. Evidencia-se pouca adesão dos participantes, mesmo reconhecendo a necessidade e o valor positivo do programa na instituição. Indicam como dificuldades intensa agenda de compromissos e horários rígidos; referem exaustão, sobrecarga e desgaste no trabalho. Também há dificuldade de conciliação entre os horários dos colaboradores e dos sujeitos. Observa-se prioridade para atividades laborais em vez do bem-estar e da saúde pessoal. Percebe-se o desafio de superar esse ciclo e promover adesão às atividades propostas com medidas junto aos níveis de gestão institucional e do curso para favorecerem o programa, oportunizar horários destinados a atividades de bem-estar durante a jornada de trabalho enfatizando a saúde dos trabalhadores e discentes.