Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1373

COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO


1373

HOMENS A SERVIÇO DA PÁTRIA. FATORES DE RISCO PARA O USO DE DROGAS POR SOLDADOS EM CUMPRIMENTO DO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO

Autores:
Fabrícia Conceição de Carvalho () ; Ana Maria da Silva Gomes (Exército Brasileiro) ; Daniel Pereira Motta (Exército Brasileiro) ; Vanderlei de Moraes Afonso (Procurador Jurídico adjunto do município de Resende) ; Gislaine Pinto da Silva Senna (Procurador Jurídico adjunto do município de Resende) ; Glória de Sousa Bertino Tarlé da Silva (Exército Brasileiro)

Resumo:
O enfrentamento às drogas ilícitas preconiza a redução dos fatores de risco(1), sendo necessário conhecer vulnerabilidades para intervenção precoce. Objetivo: Objetivou-se identificar a percepção de soldados do serviço militar obrigatório do Exército Brasileiro quanto a drogas ilícitas. Método: Pesquisa quantitativa-descritiva que utilizou questionário semiestruturado para identificar opiniões e experiências sobre drogas ilícitas. Resultados: Os resultados mostraram que, apesar de boa parte possuir a percepção do uso e consequências nocivas dos entorpecentes, existem fatores de risco nos campos demográfico, sócioeducacional e familiar que corroboram para vulnerabilidades da população pesquisada. Conclusões: O desconhecimento das repercussões legais e de saúde acerca do uso de drogas é um dos fatores de risco para a dependência química na rotina militar, bem como descrito na literatura, na qual se encontraram resultados semelhantes na sociedade como um todo(2). Contribuições/Implicações para a Enfermagem: A compreensão do significado do uso de drogas para os militares é indispensável ao estabelecimento de propostas preventivas na área de Enfermagem Militar. Descritores: Militares; Drogas; Política de Saúde Referências: 1- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação Nacional DST/AIDS. A Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. Brasília: Ministério da Saúde; 23. 2- Zeitoune RCG, Ferreira V dos S, Silveira HS da. O conhecimento de adolescentes sobre drogas lícitas e ilícitas: uma contribuição para a enfermagem comunitária. Escola Anna Nery Revista Enfermagem. 212;16(1):57- 63.