Pôster
1367 | EXPERIENCIANDO OS SERVIÇOS DE SAÚDE EM MUNICÍPIOS INTERIORANOS E ZONAS RUAIS ATRAVÉS DO INTERNARO RUAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Claudia Cristinne Gomes Cardoso () ; Mariane de Melo Costa (Universidade Federal do Tocantins) ; Angela Emanuela Santos Vieira (Universidade Federal do Tocantins) ; Maitê da Veiga Feitoza Borges (Universidade Federal do Tocantins) ; Reginaldo Cirqueira Evangeilsta (Universidade Federal do Tocantins) ; Leidiene Ferreira Santos (Universidade Federal do Tocantins) |
Resumo: Introdução: O internato rural como disciplina obrigatória que compõe a grade curricular do curso de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins, é uma ferramenta de aprendizado fundamental no processo de formação, possibilitando atuar e experienciar a realidade dos serviços de saúde em municípios interioranos e zonas rurais antes da formação. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada nos serviços de saúde durante o internato rural no município de Mateiros, Tocantins. Descrição metodológica: De 28 de abril a 3 de Junho de 216 foi realizado o internato rural no Centro Municipal de Saúde Cristo Rei, no município de Mateiros/ Tocantins, essa modalidade de estágio propiciou que os acadêmicos atuassem como enfermeiros de todas as atividades que eram de cunho do mesmo – atendimento a gestantes, idosos, crianças etc.– além de realizar atividades de educação em saúde, e visitas domiciliares na zona urbana e rural. Resultados: oportuniza vivenciar outras realidades, desenvolvendo a autonomia e formando assim, profissionais humanizados capazes de atuar de acordo com as necessidades da comunidade local, em diferentes realidades de saúde. Conclusões: por meio da vivencia do internato rural é possível constatar a importância da interação ensino-serviço-comunidade durante o processo de formação, e quanto essa aproximação permite trocas de experiências ímpares, desconstruindo e “re”construindo assim concepções da atuação dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro. Implicações para a Enfermagem: potencializa a formação da percepção crítico-reflexiva, permitindo que os futuros enfermeiros atuem de forma integral e humanizada em cima das necessidades identificadas.
Descritores: Internato Rural, Experiência e Enfermagem. |