Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1366

Pôster


1366

Barreiras e Desafios da Enfermagem atual: experiência de ensino com metodologia ativa na pós-graduação

Autores:
Dayse Edwiges Carvalho Castilho () ; Jade Alves de Souza Pacheco (Universidade Federal de Goiás) ; Lívia Cristiana de Resende Izidoro (Universidade Federal de Goiás) ; Flaviane Cristina Rocha Cesar (Universidade Federal de Goiás) ; Ana Patrícia Batista Silva (Universidade Federal de Goiás) ; Virgínia Visconde Brasil (Universidade Federal de Goiás)

Resumo:
Introdução: metodologias ativas têm sido associadas a resultados positivos no aprendizado1. Apesar de a pós-graduação constituir-se um espaço de formação para futuros educadores2 o desenvolvimento dessas metodologias revela-se pouco explorado na literatura. Objetivo: relatar a experiência de metodologias ativas de ensino-aprendizagem sob a ótica de pós-graduandos em enfermagem responsáveis pela atividade. Descrição metodológica: relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas com enfoque na temática “Barreiras e desafios da Enfermagem”, para Pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública da região Centro Oeste do Brasil, realizada em julho de 216. Participaram da atividade: um docente coordenador e 19 discentes, os quais se dividiram em um grupo responsável pelas atividades de ensino e outro direcionados à realização das atividades propostas. Resultados: Utilizou-se a metodologia lúdica “Jogo da Vida: Enfrentando Barreiras e Desafios”, no qual os discentes eram estimulados a refletirem sobre as práticas profissionais e discutir o tema em oito categorias: “Sistematização da assistência de Enfermagem”; “Ética em Enfermagem”; “Tecnologia em Enfermagem”; “Produção do conhecimento”; “Liderança e empreendedorismo”; “Condições de trabalho”; “Enfermagem e inclusão social” e “Enfermagem e o envelhecimento populacional”. Conclusões: a experiência caracterizou-se como uma forma diferenciada, lúdica e ativa incluindo o discente como coautor do processo de ensinar e aprender em enfermagem. Contribuições para a Enfermagem: estímulo ao pensamento crítico-reflexivo. Referências: 1. Farias PAM de, Martin AL de AR, Cristo CS. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev Bras Educ Med. 215 Mar;39(1):143–5. 2. Corrêa GT, Ribeiro VMB. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educ e Pesqui. 213 Apr;29(2):319–34. Descritores: ensino, materiais de ensino, aprendizagem.