Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1364

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1364

Implicações do uso da simulação clínica na satisfação do estudante de graduação

Autores:
Alessandra Mazzo () ; Juliana Franzon (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP) ; Mateus Henrique Meska (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP) ; Gerson Alves Pereira Júnior (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)

Resumo:
Objetivo: identificar e comparar o impacto da simulação da baixa e alta fidelidade na satisfação do aluno de graduação em Enfermagem durante a avaliação das eliminações. Metodologia: estudo quantitativo, quase-experimental realizado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo mediante autorização ética. Os dados do estudo foram coletados durante a realização de um evento extracurricular, teórico prático, com atividades simuladas de baixa e alta fidelidade, sobre assistência de enfermagem na necessidade de eliminação. Antes e após as atividades simuladas os graduandos responderam a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS), que analisa a satisfação dos estudantes nos itens cognição, satisfação e realismo. Resultados: entre os 82 estudantes de enfermagem participantes, 74 (9,2%) eram do gênero feminino e 8 (9,8%) do gênero masculino. Quanto a idade, a média foi de 22,8 anos, a mediana de 21 anos, a idade mínima de 18 anos e a máxima de 38 anos. A maior parte dos sujeitos cursavam o 2o ano do curso, 44 (53,7%) e a maioria 76 (92,7%) afirmou que já havia tido contato com o tema do evento. Na satisfação com as atividades simuladas, foram atribuídos pelos estudantes altas médias tanto na simulação de baixa como de alta fidelidade. Na simulação de baixa fidelidade o menor (5,4) e o maior (1,) escores atribuídos foram a dimensão realismo e na simulação de alta fidelidade o menor (4,8) e o maior (1,) escore foram também atribuídos a mesma dimensão (realismo). Foi significativa a comparação entre a simulação de baixa e de alta fidelidade em todos os itens da escala (prática, cognitiva, realismo e geral). Os resultados indicam que no ensino da avaliação das necessidades de eliminação é recomendado além do treino de habilidades o uso de cenários complexos representados pela simulação de alta fidelidade.