Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1356

Pôster


1356

A formação do saber-ser ético-profissional da Enfermagem

Autores:
Marta Pazos Peralba Coelho () ; Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca (ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP)

Resumo:
A formação do saber-ser ético-profissional da Enfermagem Este estudo teve o objetivo de investigar como a formação da dimensão do saber-ser ético-profissional do técnico em enfermagem é desenvolvida na escola. A pesquisa etnográfica, na perspectiva teórica do materialismo histórico e dialético forma a base metodológica. Os dados foram coletados a partir da observação direta do cotidiano de uma escola técnica de saúde, dos seus documentos e de entrevistas com o corpo técnico. Os resultados explicitaram as concepções que as docentes têm sobre o saber-ser ético-profissional e como elas foram aplicadas na construção dos processos formativos. O principal dado é de que não há um processo educativo sistematizado sobre a dimensão do saber-ser ético-profissional. Concluiu-se que essa dimensão, apesar de sempre presente na prática profissional, nem sempre é abordada nos processos de formação. Isto se dá tanto pela herança de uma formação tradicional das docentes, como pela falta de clareza do que significa e como deve ser feita a formação da dimensão do saber-ser ético-profissional. As questões abordadas são candentes e requerem um aprofundamento teórico-conceitual na direção da formação da dimensão do saber-ser ético profissional da Enfermagem, pois o tema, embora não seja novo, é nova a forma de explicitá-lo. Enquanto a discussão sobre a formação de valores éticos profissionais da Enfermagem, não for assumida na pauta das prioridades educacionais e os gestores da administração escolar não assumirem a sua operacionalização, seguiremos, apenas lamentando as desigualdades e injustiças em nossa sociedade. Marta Pazos Peralba Coelho Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca DESCRITORES: 1. Educação em Enfermagem; 2. currículo; 3. Ética Profissional; 4. Conhecimento, atitudes e práticas em saúde. Referências bibliográficas Bobroff MCC. Identificação de comportamentos de cuidado afetivo-expressivos no aluno de enfermagem: construção de instrumentos [dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 23. Bolívar A. A educação em valores: o que aprendemos com o seu esboço e o seu desenvolvimento curricular em Espanha? In: Trillo F. (coord.) Atitudes e valores no ensino. Lisboa: Instituto Piaget (Coleção Horizontes Pedagógicos); 2. p. 123-7. Sena RR. Prefácio. In: Dellaroza MSG e Vannuchi MTO, organizadoras. O currículo integrado do curso de Enfermagem da UEL: do sonho à realidade. São Paulo: Hucitec; 25. Trillo F. Atitudes e valores no ensino. Lisboa: Instituto Piaget (Coleção Horizontes Pedagógicos); 2. Zabalza M. O discurso didático sobre atitudes e valores no ensino. In: Trillo F, coordenador. Atitudes e valores no ensino. Lisboa: Instituto Piaget (Coleção Horizontes Pedagógicos); 2. p. 19-98