Pôster
1350 | A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO EDUCATIVA PARA COMPREENSÃO DO FLUXOGRAMA: RELATO DE EXPERIENCIA | Autores: Claudia dos Santos Ozela () ; Brenda Saori Pereira Seto (Universidade Federal do Pará) ; Bárbara Lopes Paiva (Universidade do Estado do Pará) ; Laura Maria Vidal Nogueira (Universidade do Estado do Pará) ; Angela Maria Rodrigues Ferreira (Universidade do Estado do Pará) |
Resumo: A educação em saúde é um dos pilares da concepção de promoção e manutenção da saúde, entendida também como a adoção de práticas educativas que visem a autonomia do sujeito1,2. Tem como objetivo relatar a experiência da ação educativa sobre a importância do fluxograma em uma unidade especializada em Belém- Pará. Trata-se de um relato de experiência que visa descrever a experiência vivenciada durante uma ação educativa em uma unidade de referência secundária, em Belém-Pa. A ação educativa foi planejada por acadêmicos durante e supervisionada pela docente da disciplina “Organização dos serviços de saúde”. Identificou-se o interesse por parte dos participantes, pois foram participativos e levantaram questionamentos. Verificou-se a dificuldade de compreender o funcionamento do serviço de saúde, os participantes desconheciam a importância do fluxograma no serviço, assim foi sugerido, que se realizem ações educativas com a temática, destacando a necessidade dessas, para esclarecer e direcionar os usuários aos serviços de saúde. As práticas educativas fazem parte das ações desenvolvidas pelos enfermeiros, assim há a necessidade de qualificar os profissionais da saúde, para desenvolver a construção de fluxogramas, transformando as organizações do serviço de saúde, visando atender as necessidades dos usuários de forma holística, construindo informações usando uma linguagem de fácil entendimento e compreensiva, através da criação de estratégias diferenciadas, ativas e participativas, possibilitando o melhor atendimento do serviço de saúde.
1 BORELLI M, MURAI HC. Ações educativas do enfermeiro na promoção da saúde: revisão. Rev. Enferm. UNISA. 21. v. 2(122): 4.
2 ROECKER S, BUDÓ MLD, MARCON SS. Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: dificuldades e perspectivas de mudanças. Rev. Esc. Enferm. USP. 212. v. 46(3): 641-9.
Descritores: Educação em saúde; Enfermeiro; Promoção da saúde |