Pôster
1341 | Ansiedade: Uma pesquisa entre estudantes de Graduação em Enfermagem | Autores: Debora Carla de Assunção Machado () ; Sonia Silva Paiva Motta Gonçalves (FASE Faculdade Artur Sá Earp Neto) ; Vivian Sanches Pomin (FASE Faculdade Artur Sá Earp Neto) ; Thayná Oliveira da Silva (FASE Faculdade Artur Sá Earp Neto) |
Resumo: A ansiedade é uma experiência emocional em função da previsão de situações futuras ou em presença de situações consideradas como desagradáveis para o individuo.(1) No período acadêmico os alunos são confrontados com situações que geram pressão psicológica e ansiedade. Essa ansiedade pode afetar o desempenho do aluno e sua aprendizagem. Alguns níveis de ansiedade são considerados normais, porém esses estudantes deveriam ser constantemente avaliados para evitar que alcancem níveis altos de ansiedade, podendo chegar à uma TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) ou uma depressão. Objetivo: Mensurar o grau de ansiedade nos alunos de Graduação em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, para análise do nível de ansiedade nos alunos de primeiro ao sexto período de uma Faculdade Privada no Interior do RJ. Foram aplicados 3 questionários, contendo 1 questões, além da Escala de Avaliação da Ansiedade de Hamilton. A idade dos participantes varia de 17 a 46 anos, 87% solteiros, distribuídos do primeiro ao sexto período. Segundo a auto avaliação a média para a ansiedade é de 7,4, numa escala de a 1. 4% levam mais de uma hora para chegar à faculdade, 24% fazem uso de medicamentos para ansiedade, 47% de álcool, drogas lícitas ou ilícitas e 24% pensaram em suicídio em alguma fase da vida. 7% responderam que a instituição não possui medidas para diminuir a ansiedade dos Acadêmicos e 87% teriam interesse em participar de grupos terapêuticos. Concluímos que a maioria dos estudantes possui Nível de Ansiedade Moderada e que o ambiente universitário expõe o acadêmico a situações diárias que são muito estressoras como: contextos de prática, cumprimento de cargas horárias, submissão a processos avaliativos, entre outros. Faz-se importante que as instituições e professores desenvolvam ações que minimizem esses níveis de ansiedade nos alunos o que traria benefícios no aprendizado e rendimento do aluno.
Saúde mental; Enfermagem; Ansiedade
(1) Cruz CMV, Pinto JR, Almeida M, Aleluia S. Ansiedade nos estudantes do ensino superior. Um Estudo com Estudantes do 4º Ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu. Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde. Pg. 223 a 242. Nº 38. JUNHO/21.
(2) Carvalho R, Farah OGD, Galdeano LE. Níveis de ansiedade de alunos de graduação em enfermagem frente à primeira instrumentação cirúrgica. Rev Latino-am Enfermagem 24 novembro-dezembro; 12 (6):918-23.
(3) Costa ALS, Polak C. Construção e validação de instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE). Rev Esc Enferm. USP. [periódico na internet] 29;
(4) Bublitz S, Guido LA, Freitas EO, Lopes LFD. Estresse em Estudantesde Enfermagem: Uma visão Integrativa. Rev Enferm UFSM 212 Set/Dez;2(3):53-538. |