COMUNICAÇÃO COORDENADA
1332 | APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ENFERMAGEM: DESAFIOS DA DOCÊNCIA | Autores: Aurilene Lima da Silva () ; Débora Rodrigues Guerra (Hosp. de Messejana, Unifor e UECE) ; Ana Carolina Nunes de Macêdo (UECE) ; Michell Ângelo Marques Araújo (UFC) ; Patrícia Bernardo Dantas (UFC) ; Karla Côrrea Lima Miranda (UECE) |
Resumo: Introdução: O processo de formação em enfermagem é desafiador para professores, alunos e gestores, necessitando do empenho de todos para promover uma aprendizagem significativa para pessoas que cuidarão de outras pessoas. Objetivo: Refletir sobre os desafios da docência para a aprendizagem significativa em enfermagem. Descrição metodológica: Trata-se de uma análise reflexiva realizada em Fortaleza-Ce, a partir da experiência de docentes e discentes de instituições públicas e privadas de ensino superior em enfermagem. Resultados: Concordamos com Silva e cols.1 ao considerarem o professor como gestor de conhecimento e mediador, devendo organizar e propor ferramentas que facilitem a aprendizagem; devendo ter liderança e habilidade didática e estar apto a integrar e instigar a construção do conhecimento. De Biasi e Pedro2 referem a necessidade de vislumbrar a enfermagem como uma profissão atenta e consciente do contexto histórico, social, cultural e econômico, baseando as relações e no respeito ao Ser Humano. Entendemos que docentes e discentes precisam se sentir parte do processo ensino-aprendizagem a fim de na atividade docente sejam utilizadas estratégias que auxiliam o aluno a aprender a refletir, a questionar sobre sua práxis3. Conclusões: Consideramos que a superação dos desafios da docência para a aprendizagem significativa em enfermagem necessita do envolvimento de docentes, discentes e gestores. Contribuições para a enfermagem: Acreditamos que é preciso romper com paradigmas que se centram no professor, permitindo que o aluno se sinta sujeito da sua aprendizagem. Referência: 1 SILVA MG, FERNANDES JD, TEIXEIRA GAS, SILVA RMO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 21 jan/mar; 19(1); 176-84. 2. DE BIASI LS, PEDRO ENR. Vivências de aprendizagem do cuidado na formação da enfermeira. Rev. esc. enferm. USP. 29 Set; 43( 3 ): 56-511. 3 MOTTA MG. Cuidado Humanizado no Ensino de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 24 nov/dez;57(6):758-6.
Palavras-chaves: Aprendizagem, Estudantes de enfermagem, enfermagem |