Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1321

Pôster


1321

TRABALHANDO A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA PRÁTICA COM ESCOLARES

Autores:
Aline Libório de Oliveira () ; Enock Barroso dos Santos (Universidade Federal do Amazonas) ; José Ricardo Ferreira Fonseca (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação em saúde ensina o indivíduo e objetiva capacitá-lo para exercer melhorias no seu modo de vida e saúde (PEREIRA, 23). OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de Enfermagem, na prática de Educação em saúde em uma escola municipal de Manaus. MÉTODO: Utilizou-se o Arco de Charles Maguerez. A Observação da realidade: Foi realizada uma visita na escola e aplicada atividades em que os alunos do quarto ano fundamental pintaram em papéis separados o dia mais feliz, o mais triste e o que era saúde. Identificação dos pontos chaves: Através dos desenhos, identificou-se que muitos continham dias chuvosos como tristes, dias com sol como felizes e sua principal concepção de saúde foi relacionada a tratamento de acidentes. Teorização: em uma roda de conversa, os alunos explicaram que quando chovia, transbordava o igarapé e alagava suas casas, a maioria ficava só e cuidavam de seus irmãos realizando atividades domésticas. Hipóteses e solução: foram montadas duas palestras, uma para prevenção de acidentes domésticos, outra sobre o que era saúde e feita uma cartilha com atividades educativas baseadas em suas necessidades. Aplicação à realidade: as palestras foram realizadas em sala de aula, no final foi entregue uma cartilha para cada criança e firmado uma parceria com a professora para que os alunos executassem cada atividade. RESULTADO: alegremente, os alunos contribuíram na palestra e receberam a cartilha, a professora e a gestora agiram de forma colaborativa com os acadêmicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a educação em saúde é um instrumento importante que busca intervir na realidade de sujeitos, mas não pode ser feita de qualquer forma, é preciso o uso de uma metodologia para alcançar os objetivos propostos. REFERÊNCIAS: PEREIRA, Adriana Lenho Figueiredo. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cad. Saúde Pública, v.19, n.5, p.1527-1534, 23. Descritores: Educação em saúde; Atenção primária à saúde EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde.